Governo de SP estuda novo aumento da tarifa de água, diz jornal
Além disso, gestão de Geraldo Alckmin considera elevar a taxa para quem desperdiçar
São Paulo|Do R7

Quatro meses após aumentar a tarifa de água em São Paulo, a gestão do governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), considera um novo reajuste. Além disso, é possível que haja também um endurecimento na cobrança da sobretaxa para quem elevar o consumo de água. As medidas têm o objetivo de tentar amenizar a crise hídrica pela qual passa o Estado, a pior de sua história.
As informações foram divulgadas pelo jornal Folha de S.Paulo nesta sexta-feira (23). De acordo com a publicação, as propostas querem reduzir a utilização de água na Grande São Paulo "ao forçar mudanças de comportamento 'pela dor no bolso'" e o "novo aumento foi tratado em conversas de integrantes do governo e dirigentes da Sabesp, que avaliam ser inevitável no pacote para atenuar a crise".
Além disso, "a medida também é considerada para cobrir as perdas financeiras da Sabesp — a estimativa é que a estatal deixe de arrecadar em torno de R$ 1,5 bilhão por ano devido a medidas adotadas na crise hídrica, como a concessão de bônus na conta pra quem economizar água", diz o texto.
Leia mais notícias no R7 São Paulo
Contra multa, entidade convoca "banho coletivo na casa do Alckmin"
No entanto, a publicação revela que Alckmin estaria resistente em aprovar o novo aumento "já que a tarifa sofreu um reajuste de 6,49% em dezembro".
Outra medida estudada pela gestão do governador é endurecer a sobretaxa para quem desperdiçar água, "mudando a base sobre a qual incidem os descontos ou as cobranças extras aos clientes".

