Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Haddad libera skate, patins e cadeira de rodas em ciclovias

Equipamentos poderão rodar nas faixas exclusivas mesmo se forem movidos a energia elétrica

São Paulo|

SP tem 204 km de ciclovias, 141 deles implantados na atual gestão
SP tem 204 km de ciclovias, 141 deles implantados na atual gestão SP tem 204 km de ciclovias, 141 deles implantados na atual gestão

O prefeito Fernando Haddad (PT) publicou, nesta terça-feira (16), decreto que autoriza a circulação de skate, patins, patinete, triciclo, quadriciclo, cadeiras de rodas e bicicletas elétricas nas ciclovias e ciclofaixas de São Paulo. A decisão ocorre seis meses após o governo municipal massificar a implementação dos espaços para ciclistas na cidade.

Todos esses equipamentos também poderão rodar pelas ciclovias e ciclofaixas mesmo que movidos a energia elétrica, desde que não sejam "equiparados a ciclomotor" e que "desempenhem velocidades compatíveis com a via, a segurança e o conforto dos demais usuários".

Segundo o decreto, os órgãos municipais de trânsito, como a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), "poderão restringir a circulação de veículos e equipamentos em vias e trechos específicos, desde que devidamente sinalizadas".

A reportagem apurou que a decisão do governo tenta também dar volume de uso para as ciclovias, que ainda seguem vazias nos dias de semana. É somente aos sábados e nos domingos que as faixas têm registrado um público maior. A cidade tem 204 km de ciclovias, sendo que 141 km foram implantados na atual administração municipal.

Publicidade

O prefeito também facilita a circulação de pessoas com deficiência, usuárias de cadeiras de rodas, nas ciclovias. A liberação aos skatistas também atende a um pedido feito pelos praticantes da modalidade — pesquisas apontam que o skate é o segundo esporte mais praticado na capital paulista, atrás apenas do futsal.

Unidos pela bike: conheça histórias de casais que pedalaram rumo ao "sim"

Leia mais notícias no R7 São Paulo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.