Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Haddad quer estatal de ônibus para áreas deficitárias

Segundo o prefeito, o fato de não haver uma frota própria atrapalha a administração municipal

São Paulo|

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), afirmou que estuda a criação de uma companhia estatal de ônibus. O objetivo seria que a empresa pública atuasse em casos de emergência e em áreas deficitárias. Haddad afirma que a empresa serviria para dar mais segurança ao sistema de transporte.

— Não uma companhia que absorvesse todo o sistema, como a antiga CMTC (Companhia Municpal de Transportes Coletivos), mas uma companhia que em casos como esse (de paralisação) tenha condições de operar o sistema sem prejuízo para a população.

De acordo com ele, o fato de não haver uma frota própria atrapalha a Prefeitura de São Paulo. Haddad definiu a empresa como um Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) "melhorado".

O prefeito de São Paulo diz que a companhia poderia operar, definitivamente, em determinadas áreas da capital paulista.

Publicidade

— Isso pode vir a acontecer numa área específica, até para haver uma comparabilidade com o setor privado. Nós estabeleceríamos marcos de eficiência do setor privado e setor público, no sentido de dar mais transparência para o sistema.

Leia mais notícias de São Paulo

Publicidade

Segundo Haddad, a prefeitura tem um ano de prazo para tomar as decisões relativas à empresa, após o fim do estudo realizado. O prefeito também afirmou que pretende descredenciar as duas empresas de ônibus cujos funcionários entraram em greve na manhã desta quarta-feira (4), prejudicando 200 mil passageiros.

Conforme Haddad, as viações Itaquera Brasil, na zona leste, e Oak Tree, na zona oeste, não têm honrado com as obrigações trabalhistas. O prefeito afirma que as empresas recebem repasses, "religiosamente", de acordo com o contrato assinado pela Prefeitura paulistana.

Publicidade

— Se o empresário não tem condições de prestar o serviço, ele tem de abrir mão do contrato.

Haddad quer fazer um contrato de emergência para substituir as empresas.

— É um distrato o que nós vamos propor.

O prefeito afirma achar difícil que as empresas consigam dar garantias de que podem fazer o serviço, uma vez que vêm desrespeitando acordos reincidentemente.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.