Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Incêndio atinge Museu da Língua Portuguesa

Estação Luz foi fechada a pedido do Corpo de Bombeiros; não há informações de vítimas

São Paulo|Do R7, com Estadão Conteúdo

O incêndio de grandes proporções atinge o Museu da Língua Portuguesa, na praça da Luz
O incêndio de grandes proporções atinge o Museu da Língua Portuguesa, na praça da Luz O incêndio de grandes proporções atinge o Museu da Língua Portuguesa, na praça da Luz
Foto dos Bombeiros mostra estrutura destruída
Foto dos Bombeiros mostra estrutura destruída Foto dos Bombeiros mostra estrutura destruída

Um incêndio de grandes proporções atinge o Museu da Língua Portuguesa, no prédio da Estação da Luz, região central de São Paulo, na tarde desta segunda-feira (21).

De acordo com o capitão Marcos Palumbo, porta-voz do Corpo de Bombeiros, um bombeiro civil (brigadista) morreu após ser resgatado do prédio com sinais de intoxicação.

O museu estava fechado no momento do incêndio (o local não abre às segundas). Não informação sobre outras vítimas.

Ainda de acordo com o capitão Palumbo, cerca de 30% do museu foi tomado pelas chamas. Ao menos o segundo andar, onde ocorria uma exposição temporária sobre o antropólogo Luiz da Câmara Cascudo, e o terceiro piso, onde havia um cinema, foram atingidos.

Publicidade

O Corpo de Bombeiros foi acionado às 15h57 e enviou 37 viaturas, com 97 bombeiros, para o local. A pedido da corporação, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) fechou a estação da Luz por precaução.

Desta forma, os trens circulam não circulam entre as estações Brás e Luz, na linha 11-Coral, e entre Palmeiras-Barra Funda e Luz, na linha 7-Rubi.

Publicidade

A linha 4-Amarela do Metrô funciona normalmente. 

De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Trânsito), a praça da Luz está totalmente interditada. Até as 17h, não havia nenhum desvio na região.

Publicidade

O motivo do fogo deve ser apurado depois que o incêndio for controlado.

Acervo

Em entrevista coletiva, o secretário municipal da Cultura, Nabil Bonduki, disse que um incêndio como o que ocorreu nesta segunda-feira é "devastador para a cultura brasileira".

— Esperamos reconstruir o edifício e recolocar o museu em funcionamento.

Segundo ele, o ocorrido "alerta para a necessidade de ter as condições de segurança adequadas". Bonduki ainda disse que, só após a saída dos bombeiros, será possível avaliar os estragos provocados pelo fogo.

— Pelo que fui informado, o acervo do museu foi preservado.

Histórico

Um dos museus mais visitados da cidade, o Museu da Língua Portuguesa foi inaugurado no dia 21 de março de 2006, no edifício da Estação da Luz, que é de 1867. Em seus três primeiros anos de funcionamento mais de 1,6 milhão de pessoas visitaram o espaço.

Seu projeto foi avaliado em aproximadamente R$ 37 milhões, que foram usados para financiar a criação, pesquisa, implantação e restauro do museu. O projeto arquitetônico é de autoria de Pedro Mendes da Rocha e Paulo Mendes da Rocha.

Big Ben e chaminé

Bem antes da inauguração do museu, em 6 de novembro de 1946, a Estação da Luz de São Paulo foi parcialmente destruída por um incêndio. O fogo atingiu boa parte da estação, destruiu os arquivos, documentos e prejudicou a fachada da Avenida Tiradentes. 

A ala oeste não foi atingida pelas chamas, pois a alta torre da estação — uma réplica da torre Big Ben da abadia londrina de Westminster — serviu de chaminé.

Coneça a história do museu da Língua Portuguesa

Em 29 de novembro de 2013, um incêndio também atingiu um outro centro cultural da cidade: o auditório Simon Bolívar, do Memorial da América Latina, teve de ser interditado após as chamas. Até hoje, o local segue fechado.

Conheça o bombeiro que quase morreu para salvar vítimas de incêndio no Memorial da América Latina

Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.