Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Incêndio que matou duas pessoas deixa 350 famílias sem casa em favela de SP

No terreno, ocupado por cerca de 2,6 mil famílias desde 2013, havia galpão na Vila Maria

São Paulo|Da Agência Brasil

O incêndio matou duas pessoas na Vila Maria, zona norte da capital
O incêndio matou duas pessoas na Vila Maria, zona norte da capital O incêndio matou duas pessoas na Vila Maria, zona norte da capital

Pelo menos 350 famílias ficaram sem casas após o incêndio que atingiu, na madrugada de hoje (18), a Ocupação Douglas Rodrigues, na Vila Maria, zona norte da capital paulista. De acordo com a Defesa Civil, duas pessoas morreram. No terreno, ocupado por cerca de 2,6 mil famílias desde 2013, havia um galpão sob o qual estava a maioria dos barracos de madeira. Neste local se concentrou o fogo.

Apesar do número oficial da Defesa Civil, a organização não-governamental Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos, que acompanha a ocupação desde o início, estima que o número de barracos atingidos seja de mais de 400.

De acordo com a organização, o terreno é de uma empresa e foi abandonado desde que a companhia deixou o local. Os ocupantes teriam revitalizado a área e a transformado em área habitacional. Segundo a ong, seus advogados já conseguiram a suspensão da reintegração de posse pelo menos quatro vezes.

Doações

Publicidade

Uma das principais reivindicações da ong é a de que o Judiciário regularize a área, já que a empresa deve mais de R$ 1 bilhão à União. Na avaliação do Centro Gaspar de Direitos Humanos, a Justiça Federal deveria julgar a ação, o que facilitaria a utilização do terreno para moradia social. Outro argumento é que, pela Nova Lei de Zoneamento de São Paulo, o terreno fica em área de Zeis (Zonas Especiais de Interesse Social).

A ong está centralizando doações para os moradores na rua Dom Rodó, 140, Ponte Pequena, e na própria ocupação na rua Manguari, 250. As doações podem ser roupas, comida, água, itens de higiene pessoal, colchões, material de construção, eletrodomésticos, botijão de gás, móveis.

Publicidade

A prefeitura foi procurada para informar as medidas que estão sendo tomadas para auxiliar os moradores, mas não se manifestou até o momento.

Experimente: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.