Inverno começa a ser sentido em São Paulo com nova frente fria que chega a partir desta sexta (28)
Fim de semana será diferente dos últimos que tiveram calor e tempo firme. Deve chover e máximas não passam de 23°C
São Paulo|Isabelle Amaral*, do R7
Após dias seguidos de muito calor, o inverno começa, finalmente, a ser sentido na cidade São Paulo. De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas), um nova frente fria chega a partir desta sexta-feira (29), o que vai ocasionar uma queda nas temperaturas no fim de semana, além de chuva, fenômeno este que não é visto na capital desde o dia 10 do mês passado.
Leia também
A sexta-feira deve ser marcada por nebulosidade, vento forte, máxima de 23°C à tarde e previsão de chuva leve. No sábado (30), o clima gelado será ainda mais sentido, principalmente durante a madrugada, com mínimas previstas de 10°C, "porém a sensação de frio será bem inferior a este valor", alerta o CGE. No domingo (31), tem mínima de 7°C e máxima de 22°C, com previsão de chuva e névoa.
O bloqueio atmosférico que deixou o tempo seco e quente nos últimos dias resultou em uma baixa umidade relativa do ar, que ficou em torno de 30%. Agora, com a chegada da frente fria e a chuva, esta condição deve mudar, melhorando a qualidade do ar na capital e amenizando o calor fora de época.
A cidade de São Paulo teve o mês de julho mais quente desde 1984 e foi considerado histórico, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A média máxima para o mês gira em torno de 23°C, entretanto, a média deste foi de 25,9°C, sendo que, em alguns dias, chegou a ultrapassar.
Outras capitais
A cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, deve registrar temperaturas parecidas com as de São Paulo. Segundo o Inmet, o fim de semana deverá ser gelado na região e, inclusive, com termômetros registrando mínimas de 7°C e até menores, principalmente no sábado (30).
Em Florianópolis (SP), o tempo também deve ficar encoberto, com máximas em torno de 20°C durante os próximos três dias. Em Campo Grande (MS), a temperatura deve ter uma leve queda a partir de sexta-feira (29), com máxima que não passa de 24°C.
Em Belo Horizonte (MG), o calor predomina, com máximas de até 28°C. No Rio de Janeiro (RJ), será parecido, com o tempo quente, mas há previsão de chuva entre sexta e domingo.
Segundo o Inmet, entre as capitais, a cidade de Rio Branco (AC) deve ser a mais ensolarada e quente, com máximas atingindo 35°C, apesar de ser inverno.
*Estagiária sob supervisão de Fabíola Perez