IPTU 2023: cota única e primeira parcela vencem hoje para parte dos moradores de SP
Data limite será nesta quinta ou na segunda-feira para a maioria dos contribuintes; tributo tem reajuste de 5,5% neste ano
São Paulo|Do R7

O pagamento à vista e da primeira parcela do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 2023 vence nesta quinta-feira (9) para boa parte da população capital paulista, segundo calendário da prefeitura.
O imposto neste ano chega com 5,5% de reajuste, ligeiramente abaixo da inflação de 2022, conforme o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). O contribuinte pode optar pelo pagamento do valor total à vista, com desconto de 3%, ou parcelado, em até dez vezes.
Alguns contribuintes já pagaram o tributo no início do mês, já que a Prefeitura de São Paulo permitiu a escolha de outras datas de fevereiro para contribuintes que fizeram uma atualização cadastral.
A maioria dos contribuintes, porém, precisa fazer o pagamento à vista ou da primeira parcela nesta quinta ou na segunda-feira (14), dependendo do caso. Imóveis que receberão a primeira notificação em 2023, por exemplo, têm como data limite o dia 14.
As notificações sobre o imposto com os respectivos boletos bancários estão sendo enviados pela Prefeitura de São Paulo desde o dia 19 de janeiro. É possível também consultar o valor no site do governo municipal sobre o imposto, buscando a opção consulta da emissão geral e 2ª via do IPTU.
As formas de pagamento do imposto seguem inalteradas: ele poderá ser realizado nos terminais de autoatendimento ou pelo internet banking dos bancos. Por esses canais online, não há necessidade do documento impresso, basta a informação do número de cadastro do imóvel (que pode ser obtido nas notificações do IPTU). O pagamento também poderá ser realizado nos guichês de caixa e nas lotéricas – para esses canais é necessário o documento impresso.
O não pagamento de qualquer parcela do IPTU sujeita o contribuinte à inscrição no Cadin municipal.
A postagem das notificações para os contribuintes isentos ocorrerá a partir do dia 23 de fevereiro de 2023. Contribuintes que optaram para o envio para administradoras têm data de vencimento em 20 de março.
SP tem novo prédio mais alto, com 172 metros de altura; veja ranking dos arranha-céus da cidade
Foi inaugurado na semana passada o novo edifício mais alto da capital paulista, segundo ranking da Emporis, plataforma que reúne dados de edifícios em todo o mundo. O Platina 220 está localizado no Tatuapé e tem 172 metros de altura, dois a mais que o ...
Foi inaugurado na semana passada o novo edifício mais alto da capital paulista, segundo ranking da Emporis, plataforma que reúne dados de edifícios em todo o mundo. O Platina 220 está localizado no Tatuapé e tem 172 metros de altura, dois a mais que o Mirante do Vale, o segundo mais alto. O novo empreendimento conta com 46 andares e tem apartamentos residenciais, salas comerciais, lajes corporativas, hotel e uma fachada ativa no térreo com 19 lojas. Situado na rua Bom Sucesso, 220, o prédio também pode ser visitado e disponibiliza um telescópio em seu terraço. As vendas são pela internet






















