Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mais de 170 pessoas por dia reclamam de falta d'água na Grande SP

Dados foram coletados por meio do aplicativo "Tá Faltando Água", entre setembro e outubro

São Paulo|

Por dia, mais de 170 consumidores reclamam de falta d'água na Grande São Paulo, aponta relatório divulgado nesta quarta-feira (18), pela Aliança Pela Água, organização que reúne entidades ambientais. Os números foram coletados por meio do aplicativo "Tá Faltando Água" e são do período entre 10 de setembro e 26 de outubro.

Nestes dias, foram feitas 7.981 reclamações na Grande São Paulo, totalizando 173,5 registros por dia. As notificações representam 75% do que foi coletado pelo aplicativo em todo o País.

Os dados serão encaminhados para o MPE (Ministério Público Estadual). A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) informou, em nota, que, com a redução da disponibilidade de água desde o início da crise hídrica, era previsível o aumento no número de reclamações.

Na capital paulista, foram feitas 130 reclamações a cada dia, num total de 5.987 registros. A capital representa 73,8% das queixas feitas na região metropolitana, seguida por Guarulhos, Santo André, Osasco e Carapicuíba. O bairro de São Paulo onde os moradores mais reclamaram da falta de abastecimento foi o Limão, na zona norte, com 326 ocorrências.

Publicidade

A coordenadora da Aliança Pela Água, Marussia Whately, avalia que os dados confirmam que o problema do abastecimento não atinge apenas a capital, já que 32 das 39 cidades da região metropolitana tiveram ocorrências.

— Os dados confirmam o que já foi levantado em outras pesquisas. O problema não é só São Paulo, mas os municípios atendidos pela Sabesp e que também compram água dela têm mais problemas. Com o aplicativo também foi possível cruzar a falta d'água com o sistema de abastecimento. A região do Cantareira tem o maior número de notificações, assim como as suas áreas de flexibilização.

Publicidade

Dos dez municípios da região metropolitana com maior número de ocorrências, sete são atendidos pela Sabesp. Em todo o Estado, foram 8.113 reclamações.

Ação

Publicidade

O relatório com os dados será enviado para diversos órgãos municipais, estaduais e federais, entre eles o MPE. Para o promotor do Gaema (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente) de Piracicaba, Ivan Carneiro, o órgão pode tomar providências legais a partir dos números.

— Esses dados são bastante importantes para regular a eficiência e a qualidade do serviço sob o aspecto do consumo. O aplicativo em si não baseia uma ação, mas com outros indícios pode gerar medidas. Este relatório é um instrumento importante para diagnosticar o problema que temos investigado no Estado.

A Sabesp informou também que, apesar das ocorrências registradas pelo aplicativo corresponderem, na pior hipótese, a 0,13% de ligações da Sabesp, é fato que há ainda uma situação de anormalidade no fornecimento de água. "A companhia agradece a contribuição da Aliança pela Água e solicita que os casos computados pela instituição sejam encaminhados para a Central de Atendimento 195, a fim de que possam ser avaliados pela nossa equipe técnica."

Experimente: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.