Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Manifestantes protestam contra aumento das passagens de ônibus, trens e metrô em SP

Protesto é organizado pelo Movimento Passe Livre

São Paulo|Do R7

Grupo se concentrou em frente ao Teatro Municipal
Grupo se concentrou em frente ao Teatro Municipal CRIS FAGA/ESTADÃO CONTEÚDO

Um grupo de manifestantes protestava, por volta das 18h desta quinta-feira (6), contra o aumento das passagens dos ônibus municipais de São Paulo, do metrô e dos trens metropolitanos. O protesto ocorre quatro dias após entrar em vigor o reajuste de 6,67% no valor das tarifas.

A manifestação estava concentrada em frente ao Teatro Municipal, no centro de São Paulo. A PM informou que, no horário, cerca de 500 pessoas participavam do ato. 

O evento é organizado pelo Movimento Passe Livre de São Paulo, que pretende reduzir o preço das passagens e, ao longo prazo, implantar a tarifa zero.

Segundo a página oficial da manifestação, o objetivo é reivindicar, além do aumento, o direito real do uso coletivo do transporte. "Cada vez que a tarifa sobe, aumenta também o número de pessoas excluídas do sistema de transporte", informa o site.


Leia mais notícias de São Paulo

Ainda de acordo com o movimento, em 2010, cerca de 37 milhões de brasileiros deixaram de usar o ônibus diariamente por não ter dinheiro. "Não ter acesso ao transporte significa não ter acesso à cidade, pois dependemos da condução para ir e voltar do trabalho, escolas, hospitais, visitar amigos etc.”.


Outro protesto por parte da manifestação é sobre o investimento do poder público em grandes obras viárias que priorizam o veículo privado e não resolvem o problema do trânsito, enquanto as passagens dos coletivos sobem.

Na última segunda-feira (3), alguns manifestantes se reuniram na estrada do M’Boi Mirim, na zona sul da capital com o mesmo objetivo. A ação já fazia parte do evento que acontece no fim da tarde desta quinta.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.