Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Massacre do Carandiru: policiais são condenados a 96 anos de prisão 

Silvio Nascimento Sabino foi condenado a 104 anos por já ter condenação anterior 

São Paulo|Do R7, com Estadão Conteúdo

Ao todo 58 policiais militares já foram condenados pelo massacre ocorrido em 1992. Quarta e última etapa ocorre no dia 31
Ao todo 58 policiais militares já foram condenados pelo massacre ocorrido em 1992. Quarta e última etapa ocorre no dia 31

Os policiais militares acusados de participação na morte de presos no complexo penitenciário do Carandiru, em outubro de 1992, foram condenados à reclusão nesta quarta-feira (19). Nove deles a 96 anos de prisão cada um e, o décimo réu, Silvio Nascimento Sabino, a 104 anos, por já ter condenação anterior, de acordo com informaçãoes do Tribunal de Justiça de São Paulo.

A sentença foi lida pelo juiz Rodrigo de Camargo Tellini, às 19 horas, que também determinou a perda de cargo público dos acusados. Os jurados reconheceram que os policiais tiveram participação na morte de oito presos — eles eram acusados pela execução de 10.

Este foi o terceiro julgamento envolvendo policiais acusados de participação no episódio. No primeiro julgamento, em abril de 2013, 23 policiais foram condenados a 156 anos de prisão pela morte de 13 presos; em agosto do mesmo ano, 25 foram condenados a 624 anos de cadeia, acusados pelo assassinato de 52 presos. A quarta e última etapa desse julgamento irá acontecer no dia 31.

Veja em fotos a história do Carandiru


Massacre do Carandiru não mudou "sinal verde para matar", dizem especialistas

Leia mais notícias de São Paulo


Julgamento

O Massacre do Carandiru aconteceu no dia 2 de outubro de 1992, quando 111 detentos foram mortos e 87 ficaram feridos durante invasão policial para reprimir uma rebelião no Pavilhão 9, na zona norte de São Paulo. Por envolver grande número de réus e de vítimas, o júri foi desmembrado em quatro etapas, de acordo com o que aconteceu em cada um dos pavimentos do pavilhão.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.