Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Menores de idade poderão ter tratamento de dependência química financiado por Cartão Recomeço

Programa foi anunciado nesta quinta-feira pelo governador Geraldo Alckmin

São Paulo|Ana Ignacio, do R7

Ronaldo Laranjeira, coordenador do programa Cartão Recomeço, anunciado nesta quinta-feira (9), explicou que o tratamento, apesar de ser direcionado a maiores de 18 anos, poderá ser oferecido a menores de idade. Como cabe a cada município identificar quem precisa da recuperação, caso haja entidades especializadas em atendimento a adolescentes, os menores poderão ser beneficiários.

— Se tiver comunidades especializadas em menores de idade, o cartão poderá financiar.

Além disso, Laranjeira esclareceu que o programa não é voltado necessariamente a famílias pobres.

— Isso é relativo. Eu não ficaria com nenhuma exclusão social. Os municípios vão decidir dentro dos habitantes da região quem está precisando de cuidado. Não importa a classe social.

Publicidade

Leia mais notícias de São Paulo

Cracolândia fica sem bolsa anticrack

Publicidade

O edital para o credenciamento das entidades que trabalharão em parceria com o programa será lançado na próxima semana. O secretário de Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia, explicou que as entidades interessadas devem cumprir alguns pré-requisitos como protocolo de serviços a serem prestados, estrutura de recursos humanos, assistentes sociais, psicólogos, oficineiros, instalações adequadas e serão fiscalizados pelo Estado.

Inicialmente, serão disponibilizados 3.000 cartões para 11 municípios do Estado: Diadema, Sorocaba, Campinas, Bauru, São Jose do Rio Preto, Ribeirão Preto, Presidente Prudente, São José dos Campos, Osasco, Santos e Mogi das cruzes.

Com uma diária de R$ 45 (equivalente a R$ 1.350 mensais), o cartão irá custear a internação de dependentes em clínicas escolhidas pelo Estado por meio de edital. Os primeiros cartões serão distribuídos em 60 dias.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.