Monumento às Bandeiras é pichado em protesto a novas normas para demarcação terras indígenas
PEC 215 retira do governo a autonomia para demarcar novas terras indígenas
São Paulo|Do R7
O Monumento às Bandeiras, do escultor ítalo-brasileiro Victor Brecheret, amanheceu pichado nesta quarta-feira (2). No noite desta terça-feira (1º) a obra, que fica na frente do Parque do Ibirapuera, na zona sul de São Paulo, foi alvo de vandalismo.
Um homem foi flagrado pichando frases contra a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 215, que transfere para o Legislativo a palavra final sobre a demarcação de novas terras indígenas.
Assim como diversos monumentos do País, a obra estava iluminada nas cores do Outubro Rosa, movimento que comemorar o mês de conscientização e combate do câncer de mama. O ato, que dura o mês inteiro, busca alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce deste tipo de câncer, que é o segundo mais recorrente no mundo, perdendo apenas para o de pele.
Outro ato de vandalismo
Na segunda-feira (30), o Edifício Gazeta, da Fundação Cásper Líbero, também foi alvo de vândalos. A fachada do prédio, onde funciona também a TV Gazeta, amanheceu pichada.
A Fundação Cásper Líbero informou que "tomará todas as medidas possíveis para que o reparo seja feito o quanto antes, assim como a identificação dos responsáveis pelo ato".