Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Motoristas fecham terminais em nova paralisação por aumento salarial em SP

Trabalhadores rejeitaram proposta de patrões; terminais abriram 1 hora antes do previsto

São Paulo|Do R7*

Terminal Sacomã, na zona sul, ficou com entradas e saídas travadas nesta quinta-feira (19)
Terminal Sacomã, na zona sul, ficou com entradas e saídas travadas nesta quinta-feira (19) Terminal Sacomã, na zona sul, ficou com entradas e saídas travadas nesta quinta-feira (19)

Os motoristas e cobradores paralisaram os terminais de ônibus da capital paulista durante uma hora na tarde desta quinta-feira (19). Ao todo, 29 unidades ficaram fechadas das 14h às 15h. O ato estava previsto para terminar às 16h, mas acabou mais cedo.

O primeiro local a parar foi o Terminal Parque Dom Pedro II, no centro da cidade, informou o Sindimotoristas (Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo).

No Terminal Sacomã, zona sul de São Paulo, alguns passageiros relataram que o ato começou antes das 14h, pois sentiram falta dos coletivos nas ruas próximas. As entradas e saídas do local ficaram travadas.

De acordo com a organização, o movimento faz parte de um plano de lutas decidido em assembleia, após a proposta dos empresários de reajuste salarial de 2,31% ter sido rejeitada pelos trabalhadores.

Publicidade

Nesta tarde, representantes do SPUrbanuss (Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo) e do Sindimotoristas participam de uma reunião a fim de debater o reajuste salarial. Na sexta-feira (20), os trabalhadores farão uma assembleia a partir das 16h, onde decidirão se aceitam as propostas dos patrões.

Em nota, o Sindimotoristas informou que o presidente do sindicato, Noventa, que coordenou os protestos no Terminal Parque Dom Pedro falou que “o prefeito Fernando Haddad (PT), pensando nos seus ganhos políticos, novamente se equivocou quando ampliou a gratuidade da tarifa para vários setores da sociedade sem que a prefeitura tivesse caixa para bancar o subsídio”.

Publicidade

Confira as imagens do fechamento de terminais desta quinta

Ainda de acordo com o sindicato, “Agora, [o prefeito] busca soluções para resolver um problema que ele causou tentando jogar o prejuízo para cima dos trabalhadores e isso o sindicato não vai admitir”.

Publicidade

A organização afirma estar determinada em buscar a valorização dos direitos dos trabalhadores e que continua aberta à negociação desde que seja apresentada nova proposta que vá de encontro às reivindicações".

Reivindicação salarial

Este é o segundo protesto da categoria nesta semana. Na quarta-feira (18), os motoristas e cobradores também fecharam os 29 terminais da cidade, das 10h às 12h. A Prefeitura de São Paulo informou que o fechamento de ontem prejudicou cerca de 1,5 milhão de pessoas.

Em campanha salarial, os motoristas e cobradores pedem reposição da inflação e aumento real de 5%. Segundo o sindicato, as empresas ofereceram aumento de 2,31%, abaixo da inflação, e pretendem demitir cobradores de ônibus. Uma paralisação total pode acontecer na próxima semana, segundo o Sindmotoristas.

*Colaborou Luis Felipe Segura, estagiário do R7

Experimente: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.