Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

MTST marca protesto pela ocupação do Portal do Povo

Manifestação deve ocorrer amanhã a partir das 13h; concentração é no vão livre do Masp

São Paulo|

Protesto tem início previsto para às 13h no vão Livre do Masp
Protesto tem início previsto para às 13h no vão Livre do Masp Protesto tem início previsto para às 13h no vão Livre do Masp

O MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) promete fazer novos protestos na próxima quarta-feira (23), contra a reintegração de posse determinada pela Justiça do terreno onde está a ocupação Portal do Povo, na região do Morumbi, na zona sul. A concentração será no vão livre do Masp, a partir das 13h. Os ativistas irão marchar pela avenida Paulista com o apoio de sem-teto de outras ocupações.

O movimento afirma que o terreno está abandonado há 20 anos, "servindo apenas para a especulação imobiliária, não cumprindo sua função social de acordo com a constituição federal". Ainda segundo com o MTST, cerca de 4.000 famílias vivem no acampamento. Na nota divulgada pelo MTST, o grupo afirma que a prefeitura tem os "instrumentos necessários" para intervir em favor dos sem-teto.

Na semana passada, cerca de 400 integrantes do grupo ocuparam o saguão da sede da construtora Even, localizada no Jardim Europa, zona sul da capital, na tarde da quarta-feira (16). O grupo, que chegou a ocupar a marginal Pinheiros, passou a madrugada no local, e só desocupou a sede da construtora no começo da tarde da quinta-feira (17). 

O terreno de 200 mil metros quadrados é da construtora Even e fica ao lado de outros empreendimentos imobiliários. Em nota, a empresa informou que o terreno foi adquirido há quase três anos e que pretende construir um empreendimento residencial no local com lançamento ainda este ano. A construtora informou ainda que "foi surpreendida pela invasão do terreno e por sua ocupação irregular, por membros do MTST, na noite de 20/6/14" e argumenta que as demandas do MTST devem ser encaminhadas ao poder público.

Leia mais notícias de São Paulo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.