Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

MTST protesta em frente de condomínio no Morumbi

Cerca de 1.000 pessoas participaram do ato; integrantes do grupo ocupam terreno na região

São Paulo|

Integrantes do MTST na ocupação Chico Mendes, no Morumbi
Integrantes do MTST na ocupação Chico Mendes, no Morumbi Integrantes do MTST na ocupação Chico Mendes, no Morumbi

Um protesto do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto) que, segundo a Polícia Militar, teve a presença de 1.000 pessoas, fechou parte da rua David Ben Gurion, no Morumbi, na zonal sul de São Paulo, nesta quinta-feira (11). Os ativistas protestavam contra a síndica do condomínio Paulistano localizado ao lado da ocupação Chico Mendes, no terreno com cerca de 30 mil m².

De acordo Natalia Szermeta, coordenadora do MTST, moradores do prédio tem atirado objetos na ocupação e já houve caso de disparo de arma de fogo.

A manifestação em frente ao condomínio de luxo com sete torres e mais de 200 apartamentos foi pacífica, durou cerca de 15 minutos e terminou às 18h30. Os sem-teto atearam fogo em um boneco que representava a síndica dos edifícios de alto padrão. Com caixas de som, a coordenadora chamava a síndica de "fascista".

Leia mais notícias de São Paulo

Publicidade

Os cerca de 1.000 manifestantes também cantaram em coro: "E daí? O povo dos sem-teto vai morar no Morumbi." Viaturas da Polícia Militar ficaram do lado de fora do prédio. Um carro do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) permaneceu dentro do condomínio.

A síndica do condomínio não foi localizada e, segundo os seguranças, ela não quis dar entrevistas. Ninguém foi detido durante a manifestação e os próprios sem-teto impediram que as duas faixas da rua fossem interditadas para os veículos.

O MTST alega que o condomínio foi construído sobre uma Zeis (Zona de Interesse Social) de habitação. No entanto, de acordo com a Sehab (Secretaria Municipal de Habitação) a construção está regularizada. O terreno ocupado pelos sem-teto "trata-se de uma área municipal e, apenas a partir do novo Plano Diretor um trecho dessa área foi definido como Zeis". A secretaria afirmou que as famílias interessadas em entrar no plano habitacional da Prefeitura devem se cadastrar. As ocupações, de acordo com a secretaria, "não geram prioridade para o atendimento habitacional".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.