Nível do Sistema Cantareira cai pelo 11º dia consecutivo e chega à 10,7%
Há exatos quatro anos, volume armazenado era de 99,8%
São Paulo|Do R7
O nível dos reservatórios do Sistema Cantareira caiu novamente nesta quarta-feira (30) e chegou à 10,7% do volume total de água armazenado. Em comparação com os números de quatro anos atrás, o volume caiu 89,1%. Em 30 de abril de 2010 o volume era de 99,8%, segundo informações da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).
O governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou na última segunda-feira (21) que vai utilizar um terceiro manancial que abastece a Grande São Paulo para suprir a crise hídrica do Sistema Cantareira e confirmou que vai cobrar multa ainda neste semestre de quem aumentar o consumo de água.
Em pronunciamento feito no dia 9 de abril, Alckmin afirmou, pela primeira vez desde o início da crise hídrica, que a hipótese de um racionamento de água na Grande São Paulo não está descartada. O novo secretário de Saneamento e Recursos Hídricos de São Paulo, Mauro Arce, também reforçou a mudança de discurso do governo paulista e declarou que a crise da água é mais delicada que a de energia.
Leia mais notícias de São Paulo
Alckmin não admite racionamento, mas paulistas já sentem falta de água
"Foi dado o bônus e agora vem o ônus", diz Alckmin ao voltar a defender multa na conta de água
Manifestação termina com abraço em represa do sistema Cantareira que está sem água