Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

PM diz que Parada Gay terá policiamento reforçado no domingo (2)

PM e GCM colocarão quase 3.000 agentes nas ruas durante o evento

São Paulo|Do R7

A PM informou nesta terça-feira (28), que 1.800 policiais vão ajudar a garantir a segurança do público durante a 17ª edição da Parada do Orgulho LGBT, em São Paulo, no próximo domingo (2). O número é de 50% a mais do que o efetivo empregado na edição do ano passado.

Outra ação anunciada pelo coronel Reinaldo Simões Rossi, que comanda o policiamento no centro da capital, é do uso do serviço de inteligência da corporação para monitorar sites e redes sociais. O objetivo é evitar ações de intolerância, como a de grupos de skinheads.

Parte dos policiais passou por uma palestra com o advogado Dimitri Nascimento Sales, do Instituto Latino-Americano de Direitos Humanos. Segundo Rossi, as orientações ajudarão os agentes a melhorar a interação com o público.

Os 1.800 policiais estarão divididos em três áreas — Paulista, Consolação e República. Alguns deles foram deslocados do setor administrativo e ficarão também nas vias próximas ao evento. Plataformas elevadas vão ser instaladas em diversos pontos para facilitar a observação. Serão usadas 91 viaturas, além de cavalos e cães farejadores. O efetivo estará nas ruas a partir das 9h de domingo.

Publicidade

Leia mais notícias de São Paulo

O sistema Olho de Águia, que captura e transmite imagens ao vivo para o Centro de Operações da PM também estará em uso. Câmeras móveis da corporação e da GCM (Guarda Civil Metropolitana) vão ajudar a identificar possíveis brigas ou até tráfico de drogas.

Publicidade

O coronel se disse otimista em relação ao esquema montado.

— Nós estamos bastante confiantes de que o resultado será favorável, não só em termos de números de ocorrências, mas de que cumpriremos o nosso dever de garantir a proteção da vida e do patrimônio das pessoas, que façamos valer a grandeza de nossa cidade e do Estado. Acolheremos o público que vem a São Paulo. 

Publicidade

Guarda Civil

Guarda Civil Metropolitana terá 1.009 agentes para atuando na Parada,na avenida Paulista, região central de São Paulo. O quantitativo mais do que dobrou em relação ao ano passado, quando 500 profissionais trabalharam para a segurança e fiscalização do mesmo evento.

Segundo o comandante geral da GCM, Eduardo Bias, sempre há uma expectativa em relação ao aumento de participantes, por isso o reforço de mais de 100% no efetivo. Os mais de mil agentes terão como foco a avenida Paulista, Consolação e praça da República, regiões por onde passará a multidão.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.