Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Polícia faz operação contra golpe do 'pagamento antecipado' que deixou ao menos 500 vítimas

Organização criminosa usava falsos anúncios em provedores de aplicação de comércio eletrônico para enganar usuários

São Paulo|Edilson Muniz, da Agência Record

A Polícia Civil já identificou o líder do grupo conhecido como "Rei do Pagamento Antecipado"
A Polícia Civil já identificou o líder do grupo conhecido como "Rei do Pagamento Antecipado" A Polícia Civil já identificou o líder do grupo conhecido como "Rei do Pagamento Antecipado"

A Polícia Civil de São Paulo faz, na manhã desta quinta-feira (15), uma operação de enfrentamento à criminalidade cibernética, com milhares de vítimas no país, no estado de São Paulo. O grupo age desde 2010 com uso de falsos sites e promoção de anúncios em sites de comércio eletrônico.

Por meio de engenharia social e deepfake, os integrantes da quadrilha combinavam acesso privilegiado a bancos de dados de sistemas de análise de crédito e se passavam por vendedores. O objetivo era enganar as vítimas que utilizam as plataformas em busca de promoções.

Posteriormente, os recursos eram transferidos diversas vezes por meio de PIX, utilizando contas falsas de bancos digitais - técnica de lavagem de dinheiro para afastamento e branqueamento dos valores.

Leia também

Nesta manhã, a Polícia Civil cumpre sete mandados de busca e apreensão na capital, em Diadema e São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo.

Os investigadores também conseguiram identificar o líder do grupo, conhecido como "Rei do Pagamento Antecipado" em ambientes virtuais. Ele é catarinense, tem 51 anos e é ex-funcionário de uma empresa de análise de crédito e de fornecimentos de serviços financeiros terceirizados.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.