Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Policiais fazem reintegração de posse na zona sul de SP

Ação faz com que quatro linhas municipais mudem itinerário na região

São Paulo|Do R7, com Agência Record

Tropa de choque montou barreira de proteção no local
Tropa de choque montou barreira de proteção no local Tropa de choque montou barreira de proteção no local

Policiais Militares do 46º Batalhão iniciaram uma reintegração de posse, por volta das 5h30 desta terça-feira (11), em um terreno localizado na altura do número 5.000 da avenida do Cursino, na Vila Moraes, zona sul de São Paulo.

Revoltados com a decisão judicial, os moradores bloquearam a via com madeira, pneus e atearam fogo. O Corpo de Bombeiros também foi chamado para a ocorrência. A tropa de choque também estava presente. Os policiais faziam uma barreira de proteção no local por volta das 7h40.

A reintegração é de um terreno de 65 mil metros quadrados que pertence a uma construtora, onde hoje vivem cerca de quatro mil pessoas. A polícia cumpre o mandato de devolver ao dono a posse da extensão de terra.

Segundo o advogado das famílias, André Araújo, as pessoas que ocupam o terreno são provenientes de outras favelas como Heliópolis, Boqueirão e Jardim São Silvério, e também de outras desocupações na região.

Publicidade

Ainda segundo o advogado, a decisão judicial foi expedida no dia 16 de maio e foi acordado com o juiz que todas as famílias desocupadas seriam inscritas pela prefeitura em um plano habitacional, mas até às 07h30 desta terça-feira, ninguém havia comparecido ao local.

Do total do terreno, apenas 6,2 mil metros não passaram pela reintegração de posse. A PM (Polícia Militar) cercou a região e tenta convencer os moradores a deixarem o local, sem violência. 

Publicidade

Apesar do clima de tensão não há informações de registro de um grande confronto entre moradores e policiais militares na região. 

Por conta da ação, a SPTrans (São Paulo Transporte) alterou o itinerário de quatro linhas que passam pela região. Veja as mudanças:

Publicidade

4718/10 JD. CELESTE — METRÔ SANTA CRUZ

Sentido único: Normal até a av. do Cursino. O ônibus segue então pela av. Padre Arlindo Vieira, rua Brig. Amilcar Veloso Pederneiras, praça Cílio Canelos, rua Brig. Amilcar Veloso Pederneiras, av. do Cursino, prosseguindo normal até a Rua Gen. Enrico Cavíglia, av. do Cursino, rua Brig. Amilcar Veloso Pederneiras, av. Padre Arlindo Vieira, av. do Cursino, prosseguindo normal.

Leia mais notícias de São Paulo

4727/10 JD. CLÍMAX — METRÔ PCA. DA ÁRVORE

Ida: praça Cílio Canelos, rua José Pereira de Souza, rua Geraldo Santos, rua Brig. Amilcar Veloso Pederneiras, av. do Cursino, prosseguindo normal.

Volta: normal até a av. do Cursino, rua Brig. Amilcar Veloso Pederneiras e praça Cílio Canelos.

5108/10 JD. CELESTE — TERM. PQ. D. PEDRO II

Ida: Normal até a av. do Cursino. av. Padre Arlindo Vieira, rua Brig. Amilcar Veloso Pederneiras, praça Cílio Canelos, rua Brig. Amilcar Veloso Pederneiras, av. do Cursino, prosseguindo normal. 

Volta: normal até a av. do Cursino, rua Brig. Amilcar Veloso Pederneiras, av. Padre Arlindo Vieira, av. do Cursino, prosseguindo normal. 

4734/10 VILA MORAES - METRÔ SAÚDE

Itinerário alternativo: Ida: praça Giuseppe Fioretto, rua Brig. Amilcar Veloso Pederneiras, av. do Cursino, prosseguindo normal. Volta: normal até a av. do Cursino, rua Brig. Amilcar Veloso Pederneiras e praça Giuseppe Fioretto.

A SPTrans informa que técnicos estavam na região por volta das 6h05 para orientar e monitorar a operação.

Assista ao vídeo:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.