Presos colocam fogo em colchões durante rebelião em cadeia de Pinheiros
Superlotado, Centro de Detenção Provisória tem 1.383 detentos e capacidade para 521
São Paulo|Do R7, com Agência Record
Presos colocaram fogo em colchões em uma ala do CDP (Centro de Detenção Provisória) de Pinheiros, na zona sul de São Paulo. A informação foi confirmada pela sala de imprensa da Polícia Militar.
O Corpo de Bombeiros acionou ao menos cinco viaturas para combater as chamas e o Grupo de Intervenção Rápida, da SAP (Secretaria de Administração Penitenciária), foi acionado e está no local.
Número de presos provisórios em SP recua, mas fica 74% acima da capacidade de lotação
Além do fogo em colchões, imagens aéreas feitas pelo helicóptero da Record TV mostram que os detentos conseguiram abrir um buraco na parede para ter acesso aos demais pavilhões. Também foi possível ver diversos detentos espalhados nos pátios.
Em nota, a SAP confirma que um grupo de presos se envolveu "em um ato de indisciplina, ateando fogo em colchões". De acordo com a pasta, não há informações sobre reféns e feridos e nem sobre o motivo do início do motim.
De acordo com informações do site da SAP, em 17 de julho, última atualização dos dados, o CDP contava com 1.383 detentos. A capacidade da cadeia é para 521.