Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Projeto pretende aperfeiçoar gestão do Decap, melhorando investigação nos distritos policiais de SP

Plano, que entra em vigor no início de abril, tem como meta melhorar atendimento ao público

São Paulo|Do R7

No início do próximo mês, os 93 distritos policiais da cidade de São Paulo passarão a registrar todos os tipos de ocorrência durante o dia. No período noturno, e por 24 horas nos finais de semana e feriados, 27 Centrais de Flagrante e de Polícia Judiciária terão essa função. A mudança faz parte de um plano de aperfeiçoamento da gestão das unidades do Decap (Departamento de Polícia Judiciária da Capital), anunciado nesta sexta-feira (22) pela SSP (Secretaria de Segurança Pública).

O projeto, apresentado pelo secretário Fernando Grella Vieira, pelo delegado geral da Polícia Civil, Luiz Mauricio Souza Blazeck, e pelo diretor do Decap, Domingo Paulo Neto, foi desenvolvido com a participação dos Consegs (Conselhos Comunitários de Segurança) e de associações de bairro, de acordo com a assessoria de imprensa da SSP.

Leia mais notícias de São Paulo

Atualmente, 11 Centrais de Flagrante funcionavam de segunda a sábado, no horário das 7 às 22 horas, somente para a elaboração dos flagrantes e termos circunstanciados, apreensão de menores e captura de procurados. Com a mudança, durante o dia, todas as delegacias poderão registrar os flagrantes e também outras ocorrências.

Publicidade

Conforme a assessoria da SSP, 27 Centrais de Flagrantes e de Polícia Judiciária atuarão todos os dias da semana, apenas à noite. De segunda a sexta-feira, das 20 às 8 horas, e nos fins de semana e feriados, durante 24 horas. Nelas, poderão ser feitos boletins de ocorrência de todas as naturezas criminais e termos circunstanciados, elaboração de flagrantes, além de apreensões e capturas.

Ainda segundo a SSP, o projeto pretende o aumento nas equipes que trabalham nas centrais. Hoje, são três a quatro equipes, formadas por um delegado, dois escrivães e três investigadores, em cada central. Quando a proposta passar a vigorar, as 27 unidades terão cinco equipes por plantão, com um escrivão e um investigador a mais.

Publicidade

Fortalecer investigação

Por meio da assessoria, Grella enfatizou que o plano tem como meta melhorar o atendimento ao público nos distritos policiais e fortalecer a capacidade de investigação. Segundo ele, “os policiais ficarão mais próximos do bairro, numa perspectiva de policiamento comunitário”.

Publicidade

O projeto será publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo no dia 2 de abrl, e entrará em vigor à zero hora do dia seguinte.

Na próxima quarta-feira (27), o plano final de gestão do Decap será apresentado a representantes de Consegs.

Novos delegados

Mauricio Souza Blazeck anunciou que mais 40 delegados começarão a atuar na capital em breve. Disse ainda que a Polícia Civil planeja a abertura de novos concursos públicos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.