Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Restrição nos corredores deixa passageiro de táxi sem direitos, diz sindicato

Taxistas não poderão usar as pistas exclusivas, localizadas à esquerda, nos horários de pico

São Paulo|Amanda Mont'Alvão Veloso, do R7

A Secretaria Municipal de Transportes proibiu circulação de táxis nos corredores, mas liberou em algumas faixas exclusivas
A Secretaria Municipal de Transportes proibiu circulação de táxis nos corredores, mas liberou em algumas faixas exclusivas A Secretaria Municipal de Transportes proibiu circulação de táxis nos corredores, mas liberou em algumas faixas exclusivas

A proibição da circulação de taxistas nos corredores de ônibus durante os horários de pico deixa os passageiros de táxi sem direitos, afirma Jorge Espínola, presidente da Associação São Paulo de Táxi.

A restrição, estabelecida pela Secretaria Municipal de Transportes e que passa a valer nesta segunda-feira (17), impede os taxistas de usarem os corredores das 6h às 9h e das 16h às 20h. Nos demais horários, é permitida a circulação, desde que estejam com passageiros.

— Ao fazer essa restrição, a Prefeitura tira o direito do passageiro de circular nessas áreas. Sem a proibição, os horários mais críticos para se conseguir um táxi são das 6h às 10h e das 16h às 21h, então vai ficar ainda mais complicado transitar pela cidade nessas horas.

Espínola, que também faz parte da Artasp (Associação de Rádio-Táxis de São Paulo), diz que a associação vai se reunir para decidir o que vão fazer quanto à restrição. A ideia é conscientizar a população de que um direito está sendo restringido, diz ele.

Publicidade

O presidente da Associação São Paulo de Táxi também argumenta que haverá mais trânsito nos horários da restrição, já que os usuários habituais dos táxis — definidos por ele como empresários ou comerciantes — não vão usar ônibus e metrô e vão acabar tirando os carros das garagens.

— Os ônibus hoje não oferecem a qualidade e o conforto que o táxi oferece. Digamos que o empresário quer usar o notebook ou o tablet pra fazer uma transação comercial. Ele não vai fazer isso dentro de um ônibus. E se estiver lotado, ele vai ter de fazer tudo isso em pé. Se esses usuários estão de terno e gravata, pedem para o motorista ligar o ar condicionado, o que não é possível no ônibus. Além disso, o táxi é mais ágil e dispensa estacionamento.

Publicidade

A mudança começa hoje, mas as multas só serão aplicadas a partir de 14 de abril, já que a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) precisa de prazo para reformular as sinalizações de trânsito.

Espínola diz que a associação já está orientando os motoristas a não usarem os corredores nos horários restritos.

Publicidade

Por outro lado, ele elogia a medida de liberar a circulação em algumas faixas exclusivas. Também a partir desta segunda-feira (17), os taxistas com passageiros poderão transitar 24 horas pelas faixas das avenidas Sumaré, Indianópolis, Corifeu de Azevedo, do Corredor Norte-Sul e das marginais Pinheiros e Tietê.

— Nesse caso, a Prefeitura está dando um direito aos passageiros, e os taxistas se beneficiam disso.

Leia mais notícias de São Paulo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.