Logo R7.com
Logo do PlayPlus

"Rolezinhos assustam clientes e prejudicam as vendas", segundo associação de lojistas

Alshop quer que policiais militares trabalhem fardados nos shoppings 

São Paulo|Do R7

Em nota divulgada à imprensa nesta segunda-feira (13), a Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) informou que apoia a medida judicial concedida a shoppings da capital que proíbe o encontro de adolescentes organizado pelo Facebook, conhecido como “rolezinho”, nos estabelecimentos.

No texto, a associação se posicionou a favor das liminares, pois “acredita que estes [rolezinho] assustam clientes e, consequentemente, prejudicam as vendas”. A publicação informa ainda que o presidente da associação Nabil Sahyoun pretende cobrar da prefeitura de São Paulo, “espaços públicos pouco utilizados na cidade para que esses jovens possam organizar suas festas de maneira passiva. Além disso, a Alshop busca com Secretaria de Segurança do Estado o apoio para que policiais militares trabalhem fardados nos shoppings”.

Polícia Militar

A Polícia Militar, que foi acionada por lojistas para acompanhar os recentes “rolezinhos”, também se manifestou em relação aos encontros e aproveitou para esclarecer “que a segurança em centros de compras é de responsabilidade da pessoa jurídica que os administra, haja vista tratar-se de um espaço privado. Desse modo, a ação policial será desencadeada somente quando houver efetiva quebra da ordem pública, mediante acionamento”.


Para a instituição, os recentes episódios “indicam uma forte potencialidade de problemas de segurança e, por isso, está atenta às movimentações de grupos”.  A PM se refere ao "rolezinho" ocorrido no shopping Itaquera, na zona leste de São Paulo, que terminou com três jovens — sendo dois adolescentes — detidos neste sábado (11). Segundo a PM, foi preciso usar balas de borracha e gás lacrimogêneo para dispersar o grupo. A Corregedoria da Polícia Militar informou que irá investigar a ocorrência de possíveis excessos.

Leia mais notícias de São Paulo


Violência contra 'rolezinho' será apurada, diz Alckmin

Eventos


Pelos menos outros três "rolezinhos" ocorreram em shoppings da cidade durante o mês de dezembro de 2013. No dia 22 o encontro aconteceu no shopping Interlagos, na zona sul. Na ocasião, temendo um arrastão, lojistas chegaram a baixar as portas por alguns minutos. No início de dezembro, no dia 7 e também no dia 14, os "rolezinhos" acabaram em tumulto nos shoppings Metrô Itaquera, na zona leste, e Internacional de Guarulhos, respectivamente. Nesse último, mais de 20 jovens foram detidos. No anterior, que reuniu 6.000 pessoas, houve duas detenções. 

Receba no celular as notícias que mais te interessam peloR7 Torpedo

Assista ao vídeo:

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.