Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Sabesp admite que reduz pressão no abastecimento em toda a Grande SP

Medida adotada pela companhia desde o início da crise hídrica pode causar falta de água

São Paulo|Do R7

A Sabesp admitiu em documento publicado em seu site que intensifiou e realiza, em toda a Grande São Paulo, redução de pressão de água. A medida foi tomada pela companhia no início da crise hídrica no Estado. No entanto, esta é a primeira vez que a Sabesp admite que a redução de pressão ocorre em todos os bairros da cidade. 

O documento atende a uma determinação da Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo) e mapeia as regiões da cidade afetadas pela redução de pressão. Publicado na semana passada, o texto diz que "a Sabesp está aplicando a redução de pressão em todos os setores de abastecimento atendidos na Grande São Paulo. E devido à estiagem atual, esta ação está sendo intensificada". 

Segundo a Sabesp, a medida é realizada durante a madrugada, "período em que grande maioria da população dorme e as atividades econômicas praticamente inexistem". No entanto, consumidores relatam que há falta de água em outros horários e que, nem sempre, o abastecimento é reestabelecido logo pela manhã — o que deveria ocorrer já que a companhia informa que a redução de pressão ocorre somente de madrugada.

Leia mais notícias de São Paulo


A companhia explica, no entanto que, "se o imóvel possuir caixa de água adequada à quantidade de moradores conforme Norma ABNT e se as instalações internas estão adequadas [equipamentos ligados à caixa de água e não diretamente à rede da rua], a redução de pressão na rede não é percebida pelos usuários. A Norma ABNT determina que o cliente deverá possuir reservação capaz de suprir o abastecimento por no mínimo 24 horas".

Cobrança

Nesta terça-feira (13), foi suspensa a sobretaxa de até 100% na conta de água lançada pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) no dia 8 de janeiro para tentar estancar a crise hídrica que já dura um ano. A juíza Simone Viegas de Moraes Leme, da 8ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo, acatou pedido de liminar feito pela Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) contra a sobretaxa. Após a decisão, a Sabesp divulgou nota afirmando que vai recorrer da decisão nesta quarta-feira.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.