Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sabesp consegue autorização para ampliar bônus por economia de água

Arsesp aprovou projeto que entra em vigor nesta quinta-feira em São Paulo

São Paulo|Da Agência Estado, com R7

A Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo) autorizou a Sabesp a ampliar desconto por economia de água. A proposta foi aprovada na última quarta-feira (22), pela agência e entra em vigor nesta quinta-feira (23).

Cantareira chegou aos 3% nesta quinta-feira
Cantareira chegou aos 3% nesta quinta-feira Cantareira chegou aos 3% nesta quinta-feira

O imóvel que tiver redução de 10% a 15% no consumo de água terá um desconto de 10%, já quem baixar o gasto de água entre 15% e 20% terá uma redução na conta de 20%. O cálculo é feito em relação à média de consumo dos 12 meses que vão de fevereiro de 2013 a janeiro de 2014.

Desde fevereiro, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) já aplicava, com aprovação da Arsesp, desconto de 30% na fatura para quem reduz seu consumo em 20% e este bônus continua valendo. A partir de hoje, as duas novas faixas de bônus passam a valer na Região Metropolitana de São Paulo, na Região Metropolitana de Campinas e na região de Bragança Paulista.

Situação dos reservatórios

Publicidade

Nesta quinta, o Sistema Cantareira atingiu os 3% de capacidade. Já o Sistema Alto Cotia chegou 30,2% enquanto o Guarapiranga opera com 41,9%. Já o Sistema Alto Tietê atingiu 8,2% da capacidade e, caso as chuvas não voltem com força, os reservatórios podem secar completamente em menos de dois meses, antes da água do Cantareira.

Segundo a Sabesp, o Alto Tietê tem capacidade para 521 bilhões de litros, atrás apenas do Cantareira em volume máximo de armazenamento entre os seis sistemas que abastecem a Grande São Paulo. Isso significa que na terça-feira as cinco barragens que formam o manancial localizado entre as cidades de Salesópolis e Suzano somavam 44,3 bilhões de litros, quantidade que não chega à metade da segunda cota do volume morto do Cantareira, de 106 bilhões de litros. Há um ano, o nível do Alto Tietê era de 52,7%.

Leia mais notícias de São Paulo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.