Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

São Paulo soma 6 mil casos de furto e vandalismo a semáforos em 2022

O número de ocorrências é 20% maior que em 2021; a área central da cidade costuma concentrar o maior número de falhas 

São Paulo|Guilherme Fonseca, da Agência Record*

Sémaforo caído na avenida Marquês de São Vicente
Sémaforo caído na avenida Marquês de São Vicente Sémaforo caído na avenida Marquês de São Vicente

Um levantamento feito pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) sobre as ocorrências de furtos e vandalismo no sistema semafórico da cidade de São Paulo mostra que, de janeiro a dezembro de 2022, foram registradas 6.035 ocorrências desse tipo de crime.

O número representa, em média, 17 semáforos danificados por dia. Trata-se de um aumento de 20% em relação ao ano de 2021, quando foram contabilizadas 5.237 ocorrências.

A área central da cidade costuma concentrar o maior número de falhas por furto ou vandalismo. Neste ano, entretanto, verifica-se um aumento significativo na zona leste e na região sudeste da capital.

A cidade de São Paulo tem o maior parque semafórico do país, com mais de 6.600 cruzamentos e travessias semaforizadas. Os danos aos equipamentos causam prejuízos e, principalmente, põem em risco a segurança dos pedestres e condutores.

Publicidade

A CET mantém conversas frequentes com a Secretaria de Segurança Pública, as polícias Civil e Militar e a GCM para a adoção de medidas que combatam esse tipo de crime tão nocivo à cidade. 

Anos anteriores

Durante todo o ano de 2021, a CET registrou 5.237 ocorrências de furto e vandalismo de componentes de equipamentos de sinalização semafórica na cidade de São Paulo. Durante todo o ano de 2020, a CET catalogou 4.554 casos. Em 2019, foram 1.969 registros desse tipo de crime.

*Estagiário sob supervisão de André Carvalho

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.