Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

São Paulo terá quarto aumento na conta de luz em menos de três anos

Reajuste médio de 15,23% nas tarifas da Eletropaulo passa a valer a partir do dia 4 de julho 

São Paulo|com Estadão Conteúdo

Em dois anos e meio, o aumento da energia foi de 83,23%
Em dois anos e meio, o aumento da energia foi de 83,23% Em dois anos e meio, o aumento da energia foi de 83,23%

A diretoria da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou, nesta terça-feira (30), aumento médio de 15,23% nas tarifas da Eletropaulo, dentro do processo do quarto ciclo de revisão tarifária da distribuidora paulista. O reajuste começa a valer a partir do dia 4 de julho.

O índice ficou ligeiramente acima da proposta inicial apresentada pela agência, em maio, de um aumento médio de 15,16%. A proposta passou por audiência pública, foi ajustada e chegou ao valor anunciado nesta terça.

O aumento médio para os consumidores de alta tensão, como as indústrias, ficou em 11,73%, ante proposta inicial da Aneel de mais 12,21%.

Conta de luz vai continuar cara até o ano que vem

Publicidade

Já para os clientes de baixa tensão, como as residências, haverá aumento médio de 17,04%, ante a proposta inicial de 16,73%, apresentada em maio.

Entre os itens que pesaram no aumento das tarifas está a remuneração dos empréstimos captados no ano passado pelas distribuidoras para cobrir as dívidas do setor no mercado de curto prazo de energia. Outro fator foi a cobertura de encargos setoriais.

Publicidade

Em dois anos e meio, o aumento da energia foi de 83,23%, considerando os reajustes ordinários de 2013 e 2014, o reajuste extraordinário de fevereiro deste ano (de 31,91%) e a revisão tarifária aprovada nesta terça-feira, 30.

O valor não inclui o custo das bandeiras tarifárias, que é cobrado mensalmente na conta de luz. A Eletropaulo atende 6,7 milhões de unidades consumidoras na Região Metropolitana de São Paulo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.