Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Semáforos turísticos viram atração para pedestres em São Paulo

CET está realizando testes em caráter experimental e expansão não está descartada

São Paulo|

Novidade já está disponível em alguns pontos da capital
Novidade já está disponível em alguns pontos da capital Novidade já está disponível em alguns pontos da capital (EPITÁCIO PESSOA/ESTADÃO CONTEÚDO)

Quem atravessar a faixa de pedestres de 15 locais tradicionais de São Paulo, como a Catedral da Sé, o Teatro Municipal e o Edifício Copan, deve encontrar nos semáforos, em vez do símbolo dos "homenzinhos" verde ou vermelho, figuras que ilustram esses pontos turísticos.

Os faróis devem ser implementados nos próximos 30 dias, em caráter experimental, pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). Segundo o órgão, a ideia é incentivar o turismo e homenagear imagens importantes, incluindo "personagens que se confundem com a própria história da capital".

O projeto foi inspirado em sinalizações semelhantes de cidades europeias, como Londres, onde alguns faróis levam a imagem do personagem Sherlock Holmes, do escritor britânico Arthur Conan Doyle.

Leia mais notícias de São Paulo

Publicidade

Os primeiros faróis com figuras foram colocados em São Paulo em julho, na frente do Monumento às Bandeiras - o famoso "empurra-empurra" , como é conhecido popularmente -, perto do Parque Ibirapuera, com símbolos da escultura de Victor Brecheret. Na quinta-feira, 15, outros quatro foram instalados em frente ao Masp (Museu de Arte de São Paulo), com imagens do próprio museu.

Estuda-se, ainda, implementar desenhos com figuras de pessoas e detalhes pequenos para caracterizar com precisão as imagens. Para o bairro da Liberdade, por exemplo, deve ser feito um desenho das luminárias japonesas.

Publicidade

Outros 14 pontos da capital paulista também devem receber os "semáforos turísticos": Estação Júlio Prestes, Catedral da Sé, Estádio do Pacaembu, Memorial da América Latina, Pátio do Colégio, Museu do Ipiranga, Edifício Itália, Teatro Municipal, Mercadão, bairro do Bexiga, Edifício Copan, Ponte Octavio Frias de Oliveira, Pinacoteca e Mosteiro de São Bento.

Segundo a CET, os desenhos são elaborados pela equipe técnica do órgão e a plotagem (impressão em larga escala) das imagens é feita no plástico que reveste o luminoso.

— Este insumo a CET tem em estoque. Não há custos para o projeto.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.