Sistema Cantareira atinge 8,2%, mesmo nível registrado antes do uso do volume morto
A represa do Guarapiranga registrou 53,4%, mesmo volume de sexta-feira
São Paulo|Do R7

O reservatório da Cantareira voltou a atingir 8,2%, mesmo nível de antes do governo acrescentar o volume morto, neste sábado (20).
Leia mais notícias de São Paulo
Com a entrada de 182,5 bilhões de litros de água da reserva técnica do Sistema Cantareira em 16/05/2014, foram acrescidos 18,5% sobre o volume total do sistema (982,07 bilhões de litros). A reserva estratégica começou a ser utilizada há cerca de quatro meses, em 16 de maio deste ano.
O Sistema Alto Tietê também abaixou 0,2% e agora opera com 12,7% de capacidade. A represa do Guarapiranga registrou o mesmo volume de ontem, 53,4%, de acordo com dados da Sabesp.
Governo federal acusa SP de adiar plano do Cantareira
A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) já se prepara para usar a segunda fase do volume morto — a autorização para essa captação já foi dada pela ANA (Agência Nacional de Águas), já que quase todos os 182,5 bilhões de litros adicionais da primeira fase do volume foram consumidos e não houve reposição.
O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) informou que tendência é que a chuva neste mês fique dentro da média esperada, de 67,6 mm. Mesmo com o aumento da humidade, setembro ainda é considerado um mês de estiagem. As mudanças climáticas ocorrem principalmente pela chegada da primavera.














