Logo R7.com
RecordPlus

Sistema Cantareira cai pelo 20º dia e atinge 9,1% da capacidade

Há um ano, volume de água era de 61,6%, quase sete vezes maior do que o atual

São Paulo|Do R7

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window
Sistema Cantareira bate recordes sucessivos de queda no volume de água
Sistema Cantareira bate recordes sucessivos de queda no volume de água

O nível do sistema Cantareira atingiu 9,1% de sua capacidade neste sábado (10), de acordo com dados da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Esta é a 20ª queda consecutiva no volume de água armazenado no reservatório que abastece a Grande São Paulo. De sexta-feira (9) para este sábado o índice recuou 0,1 ponto porcentual.

Para efeito de comparação da situação crítica pelo qual passa o Cantareira, principal sistema de abastecimento da Grande São Paulo, há exatamente um ano, o volume de água armazenado nos mananciais correspondia a 61,6% de sua capacidade total, quase sete vezes maior do que o atual.


Os sistemas Alto Tietê e Guarapiranga, utilizados desde o início do ano no remanejamento de áreas antes abastecidas pelo Cantareira, também apresentaram queda neste sábado. O Alto Tietê caiu de 34,2% para 34%, enquanto o Guarapiranga, de 75,8% para 75,5% da capacidade de armazenamento.

Seca: 76% do 'volume morto' do Cantareira abastece interior


Falta de água em São Paulo afeta mais população pobre, diz pesquisa

De acordo com a Sabesp e o governo de São Paulo, acionista majoritário da companhia, a captação do chamado "volume morto" do sistema Cantareira deve começar já na próxima semana. A previsão é de as obras para exploração da água do fundo dos reservatórios Jaguari e Jacareí estejam prontas na quinta-feira, dia 15 de maio. O investimento feito pela concessionária foi de aproximadamente R$ 80 milhões.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.