Logo R7.com
Logo do PlayPlus

SP proíbe revista íntima nos presídios

Nova lei foi sancionada pelo governador Geraldo Alckmin e passa a valer a partir de hoje

São Paulo|Do R7

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) sancionou a lei que proíbe a revista íntima nos presídios de São Paulo. O decreto foi publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (13). A partir de agora, os visitantes não serão mais obrigados a despir-se, fazer agachamentos, dar saltos ou submeter-se a exames clínicos invasivos.

A nova legislação prevê que as pessoas sejam submetidas a revista mecânica, em local reservado, com equipamentos que incluem scanners corporais, detectores de metais e aparelhos de raio x. 

Se algum objeto ou subtância ilícitos for identificado durante a revista mecânica, o visitante poderá ser novamente submetido ao procedimento, de preferência em um equipamento diferente. Se persistir a suspeita, o visitante poderá ser impedido de entrar na penitenciária. Se insistir na visita, a pessoa será encaminhado a um ambulatório onde um médico fará exames para confirmar ou descartar a suspeita. 

Defensoria Pública de São Paulo pede fim da revista íntima em presídios


Fim da revista íntima em presídios é aprovado em SP

E se for confirmado que o visitante estava com algum objeto ilícito, ele será levado à delegacia. O projeto de lei deverá ser regulamentado em 180 dias. O governo do Estado não informou sobre a instalação e os custos dos novos equipamentos previstos na nova lei. 

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.