Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Suspeita de tráfico de órgãos também é investigada pelo MP

A suspeita surgiu  após o enterro de pessoas identificadas, mas enterradas como indigentes

São Paulo|

Svoc é ligado à USP e recebe 14 mil corpos por mês
Svoc é ligado à USP e recebe 14 mil corpos por mês Svoc é ligado à USP e recebe 14 mil corpos por mês

O MPE (Ministério Público Estadual) de São Paulo ainda suspeita da possibilidade de que haja tráfico de órgãos para pesquisa e estudo no Svoc (Serviço de Verificação de Óbitos da Capital). O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) apura o caso em inquérito que corre em sigilo desde o ano passado.

A suspeita surgiu de outro inquérito da instituição que investigava o enterro de pessoas identificadas (com RG), mas enterradas como indigentes. Na ocasião, uma das pessoas ouvidas pelo MPE, a doméstica Maria Cecília Leão, relatou ter tentado transferir o corpo do pai do Cemitério de Perus, mas foi desaconselhada por coveiros. De acordo com ela, o corpo chegou "oco por dentro" e estava "só a pele".

Além disso, dois comportamentos do Svoc constatados no relatório do Plid (Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos) do MP serão encaminhados para apuração: foi verificado que há acumulo de partes de corpos no serviço, que ficam quase um ano armazenadas antes de serem encaminhadas para estudo. Outra dúvida é o motivo de diversos cadáveres que passaram pelo SVOC terem os números de registro duplicados, mesmo quando as necropsias foram feitas em um mesmo ano. 

Ele foi tratado como um nada, diz empresária que teve irmão enterrado em vala comum 

Publicidade

Mulher que teve corpo do pai enterrado como "indigente" faz abaixo-assinado por mudanças

MP investiga “útero de corpo masculino” em documento da USP

Leia mais notícias de São Paulo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.