Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Tarcísio de Freitas toma posse como governador de São Paulo

Eleito para comandar o estado entre os anos de 2023 e 2026 prometeu cumprir a Constituição e observar as leis

São Paulo|Fabíola Perez, do R7

Tarcísio de Freitas fez inúmeros agradecimentos em seu discurso de posse
Tarcísio de Freitas fez inúmeros agradecimentos em seu discurso de posse Tarcísio de Freitas fez inúmeros agradecimentos em seu discurso de posse

O ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) tomou posse como governador de São Paulo neste domingo (1º) e vai comandar o estado ao menos até 2026. "Prometo cumprir e fazer cumprir a Constituição Federal e a do Estado e observar as leis", declarou em discurso na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo).

O presidente da Alesp, Carlos Pignatari, disse que São Paulo tem o maior parlamento da América Latina e desejou ao governador e ao vice-governador, Felicio Ramuth, sucesso na administração. “Não tenho dúvidas que vai melhorar”, afirmou.

Em seu discurso de posse, Tarcísio cumprimento o presidente da Casa, os familiares, o vice-governador, o presidente do Tribunal de Justiça, o prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes, entre outras autoridades e lideranças políticas.

Tarcísio ainda agradeceu ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que apostou em seu nome para comandar o ministério da Infraestrutura e, posteriormente, o incentivou a ser candidato ao governo de São Paulo. Os presidentes do Republicanos, Marcos Pereira, e do PSD, Gilberto Kassab, também foram lembrados por ele.

Publicidade

"Agradeço aos paulistas que acreditaram nesse projeto. É uma honra tomar posse na Assembleia Legislativa que é a casa do povo. Vamos trabalhar na construção de consensos, respeitando as diferenças. Estaremos prontos para a construção de ideias, de caminhos, não hesitaremos em dar passos para trás quando for necessário.”

O governador destacou o papel de São Paulo na economia. “Cada meta alcançada mudará realidades, transformará realidades”, disse ele ao ressaltar que o estado tem o PIB (Produto Interno Bruto) maior do que a maioria dos países da América Latina.

Publicidade

Tarcísio também afirma que não é possível “ficar inertes aos dependentes químicos que se amontoam nas Cracolândia” e disse que pretende acabar o que ficou pelo caminho, citando as obras do metrô, do Rodoanel, entre outras.

Eleito pelo Republicanos, o ex-ministro será o primeiro nome a comandar o estado de São Paulo a não ser um integrante do PSDB desde 1994. Para alçar ao cargo, ele derrotou Fernando Haddad (PT) no segundo turno das eleições com 55,27% dos votos válidos.

Publicidade

A posse

A movimentação na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo para a posse de Tarcísio começou por volta das 8h deste domingo (1º). Nos arredores da Casa Legislativa um forte esquema de segurança foi montado para a chegada das autoridades.

Em frente a um dos portões do prédio havia manifestantes acampados com bandeiras do Brasil e faixas. O presidente da Alesp, Carlão Pignatari (PSDB), chegou ao local da cerimônia às 8h57 para a posse. Ele desceu a rampa para receber autoridades e o governador eleito.

Ao chegar à Alesp, Tarcísio foi recebido pelos guardas de honra que acompanhavam a cerimônia o e subiu a rampa da assembleia. Já dentro da Casa Legislativa, ele foi cumprimentado por Carlão Pignatari e outros parlamentares.

Tarcísio chegou no auditório da Alesp às 9h30, acenou para a plateia e aos parlamentares. A organização do evento suspendeu o protocolo de tocar o hino nacional em função da morte de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. Os parlamentares fizeram ainda um minuto de silêncio em homenagem ao Rei do Futebol.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.