Logo R7.com
RecordPlus

Termina greve dos agentes penitenciários de São Paulo

Grevistas não terão desconto dos dias em greve e não serão punidos; salvos excessos 

São Paulo|Do R7, com Agência Record

  • Google News

Em decisão apertada, por onze votos a oito, as assembleias gerais realizadas na noite desta quarta-feira (26) pela categoria dos ASP (Agentes de Segurança Penitenciária), aprovaram a proposta apresentada pelo governo e com isso foi decretado o final da greve da categoria.

Por volta das 11h, as partes se reuniram na Sede do Governo, as partes se reuniram para as negociações. Aberta a reunião, o governo informou que as reivindicações de 2014 serão analisadas posteriormente, dentro do prazo de 30 dias. Com relação à pauta de reivindicações de 2013, foi proposta a extinção de um nível sendo que todos os funcionários sobem imediatamente um nível — excluindo-se aqueles que estiverem no último nível. Além disso, o interstício (tempo mínimo para ser promovido) passa a ser linear de três anos. Com os percentuais de reajuste, o intervalo entre classes passa a ter uma diferença percentual de salário também linear de 6,5%.


Os representantes dos Sindicatos ponderaram que, por exemplo, o ganho para o ASP classe II seria de menos de R$ 200.

Os representantes dos três sindicatos, o membro do Ministério Público do Trabalho, que presidiu as negociações, e o Presidente da Comissão Especial de Direito Sindical da ordem dos advogados do Brasil, se reuniram em apartado para analisar a viabilidade da proposta pensando na aceitação ou não da categoria.


Pelos membros dos Sindicatos ficou decidido que a proposta aceitável é a redução de duas classes ou a redução de uma classe acrescida do valor correspondente de duas, em forma de vencimentos.

Após várias outras propostas e contrapropostas, o Procurador do Ministério Público do Trabalho, que acompanhou todas as negociações e mediou todos os conflitos, propôs o “não desconto” dos dias em greve; não punição dos grevistas que exerceram o direito de greve dentro da lei — eventuais excessos serão apurados dentro da legislação em vigor. Já com relação ao reajuste, ficou acordado que:


1ª Classe: 7,7% sobre o salário atual

2ª Classe: 8% sobre o salário atual


3ª Classe: 9,2% sobre o salário atual

4ª Classe: 11,9% sobre o salário atual

5ª Classe: 10,8% sobre o salário atual

6ª Classe: 9,8% sobre o salário atual

7ª Classe: 9,7% sobre o salário atual

8ª Classe: 2,6% sobre o salário atual

Apresentada a proposta ao Governo houve a concordância com a proposta do Procurador do Trabalho. Com relação à Medida Cautelar, o Secretário Júlio informou que manteve contato com o Procurador Geral a fim de marcar uma reunião com os advogados dos Sindicatos para tratar do assunto.

Leia mais notícias de São Paulo

Além da proposta do Procurador do Trabalho, as partes já tinham negociado as seguintes questões:

- pauta de reivindicações de 2014 será discutida em até trinta dias

- interstício será de três anos agora para todas as classes

- promoções que antes era de 20% de cada classe passará a ser de 30% para cada classe

Em nota, a SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) informou que “o Governo de São Paulo acatou plenamente a proposta de conciliação do procurador Roberto Rangel Marcondes, do Ministério Público do Trabalho, em reunião realizada nesta quarta-feira, 26, com representantes da categoria dos Agentes de Segurança Penitenciária (ASP)”.

Após presença da PM em presídios, agentes penitenciários decidem manter greve em SP

Mesmo com greve, visita a presídios segue normalmente

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.