Logo R7.com
RecordPlus

Transporte público gratuito é realidade em algumas cidades do País

Conheça a cidade de Agudos, a 320 km de SP, que oferece esse serviço para a população

São Paulo|Do R7, com Hoje em Dia

  • Google News

Principal reivindicação do MPL (Movimento Passe Livre) e motivo de diversas manifestações em São Paulo e no Brasil, a tarifa zero já é realidade em algumas cidades do País. É o que acontece, por exemplo, há cerca de dez anos no município de Agudos, no interior do Estado de São Paulo, a 320 km da capital.

Os 35 mil moradores da cidade andam nos 14 ônibus do município sem pagar nada. O prefeito, Everton Otaviani, explica como é possível oferecer o transporte gratuito.


— Vem de muitas economias que a gente acabou fazendo, como redução em gastos com telefonia, combustíveis e, principalmente, uma redução drástica no número de cargos de confiança da cidade.

Leia mais notícias de São Paulo


O chefe do Executivo contou também que a administração não reduziu o investimento em outras áreas, como saúde e educação.

Segundo o prefeito, o custo para a cidade ao oferecer esse tipo de serviço é relativamente alto, já que são investidos cerca de R$ 120 mil por mês, que incluem combustível, manutenção, salário dos funcionários e outras demandas. O impacto desse serviço no orçamento da cidade chega aos 2,4%, ao somar cerca de R$ 2 milhões de investimento ao ano.


Segundo os usuários, os coletivos circulam de hora em hora, passando por todos os bairros da cidade. Os ônibus funcionam das 6h às 23h.

Além de Agudos, o passe livre também está presente em Potirendaba (São Paulo), Porto Real (RJ) e em outras cidades do mundo como Sidney (Austrália), Corvallis (Estados Unidos), Changzhi (China) e Hasselt (Bélgica).

Assista ao vídeo:

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.