Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Troca de ameaças entre criminosos e policiais pelo WhatsApp dissemina medo em São Paulo

Usuários do aplicativo têm recebido áudios, vídeos e fotos sobre ameaças de ataques na capital

São Paulo|Caroline Apple e Daia Oliver, do R7

Ônibus incendiado na zona norte nesta terça-feira (25)
Ônibus incendiado na zona norte nesta terça-feira (25) Ônibus incendiado na zona norte nesta terça-feira (25)

Usuários do WhatsApp têm recebido nos últimos dias mensagens contendo áudios de supostos policiais e criminosos sobre ameaças de ataques da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital). Os áudios trazem mensagens sobre atos de violência que seriam realizados em diversas regiões da cidade, como incêndio a ônibus e assassinato de civis que descumprirem a ordem de toques de recolher.

Em uma das últimas mensagens a que o R7 teve acesso, um suposto policial militar alertava sobre a tentativa dos criminosos de disseminar terror entre a população por meio da divulgação de áudios em grupos do aplicativo de mensagens instantâneas.

"Estes caras estão fazendo tipo um terrorismo. Eles estão gravando esses negócios por região, zona leste, zona norte e jogando nos grupos (WhatsApp), inclusive dos "paisana" [policiais à paisana]. Então, nós estamos fazendo a mesma coisa, viu? Nós juntamos uma pá de polícia aqui, na zona leste, e está todo mundo esperando. E se vier por fogo nos bagulhos mesmo, vai todo mundo tomar tiro. Os polícia (sic!) vão se unir e se vier, vai tomar tiro".

Leia mais notícias de São Paulo

Publicidade

Junto com as mensagens são enviadas imagens e vídeos que aparentam ser falsos ou registros de casos que aconteceram no passado. Com uma busca na internet é possível encontrar diversas imagens e comprovar a farsa. Entretanto, o material tem deixado a população em alerta.

É o caso de um taxista que não quis se identificar. Na tarde desta quinta-feira (27), quando recebeu um áudio falando sobre ataques na zona leste preferiu evitar a região.

Publicidade

— Preferi parar de trabalhar mais cedo, assim como quando recebi as mensagens falando de ataques na zona norte eu evitei ir para lá. O problema é que o que estão falando realmente está acontecendo.

O taxista se refere aos últimos áudios que recebeu com ameaças de ataques que se concretizaram.

Publicidade

Na última terça-feira (25) houve toque de recolher na zona norte e um ônibus foi incendiado na avenida Zachi Narchi, mas ninguém ficou ferido. Nesta sexta-feira (28) não foi diferente. Criminosos apedrejaram e tentaram atear fogo em um coletivo na avenida Jacu Pêssego, entre São Miguel e Itaquera, na zona leste.

Assista ao vídeo:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.