Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ônibus é atacado na zona leste e, com medo, motoristas deixam de circular

Cerca de 1.200 veículos voltaram para as garagens, afetando mais de 300 mil passageiros

São Paulo|Ana Cláudia Barros, do R7

Em São Bernardo do Campo, ônibus e carro foram queimados na noite desta quinta-feira
Em São Bernardo do Campo, ônibus e carro foram queimados na noite desta quinta-feira Em São Bernardo do Campo, ônibus e carro foram queimados na noite desta quinta-feira

O ataque a um ônibus urbano na zona leste, na noite desta quinta-feira (27), fez com que motoristas paralisassem temporariamente as atividades por medo da violência. Por volta das 20h, os coletivos das três unidades da Garagem Vip, que atende a área, começaram a ser recolhidos. Às 23h, nenhum dos cerca de 1.200 veículos circulava, afetando mais de 300 mil passageiros. A situação permaneceu dessa maneira até às 3h desta quinta-feira (28). As informações são do reprensentante do Sindmotoristas (Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano), Francisco Xavier da Silva Filho, também responsável pela unidade da Garagem Vip AE Carvalho.

Em entrevista ao R7, ele relatou que, perto das 19h30, um ônibus foi apedrejado na avenida Jacu Pêssego, entre São Miguel e Itaquera. Xavier afirmou ainda que, quando os criminosos se preparavam para atear fogo no carro, uma viatura policial passou pelo local e o grupo acabou fugindo.

— Esta informação repercutiu rapidamente junto aos trabalhadores. Houve um grande temor e a categoria, apavorada, começou a recolher a frota. O sindicato profissional, que tem a sua representação, apoiou o movimento dos trabalhadores. Eles [os criminosos] já haviam ordenado que o motorista atravessasse o ônibus na avenida e já tinham apedrejado o veículo.

Leia mais notícias de São Paulo

Publicidade

"Eu me culparia pelo resto da vida se visse uma pessoa morrer queimada", diz motorista que salvou passageira

Estamos abandonados, diz presidente do sindicato

Publicidade

De acordo com o responsável pela garagem, na noite de ontem, alguns ônibus tiveram os pneus furados.

— A polícia precisa dizer o que é isso. Estamos tentando nos defender da forma que podemos, que é protegendo nossa própria vida.

Publicidade

O caso, conforme o representante do sindicato, será levado à reunião entre a categoria e a SSP (Secretaria de Segurança Pública), marcada para a próxima quarta-feira (3). O encontro já estava agendado.

Motoristas de ônibus cruzam os braços em protesto contra falta de segurança

Motoristas de ônibus paralisam quatro terminais em SP

A informação inicial é de que a ocorrência foi registrada no 24°Distrito Policial.

Coletivo incendiado

Na noite desta quinta-feira (27), um ônibus e um carro foram incendiados na estrada do Poney Clube, no bairro dos Alvarengas, em São Bernardo do Campo, região metropolitana de São Paulo. O ataque teria sido provocado por manifestantes contrários à uma reintegração de posse que ocorreu no local.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.