Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

"Vi policial mirar em mim", diz repórter atingida no rosto por bala de borracha

Giuliana Vallone afirma que teve uma hemorragia no olho por causa da pancada

São Paulo|Do R7

Giuliana Vallone teve uma hemorragia no olho direito
Giuliana Vallone teve uma hemorragia no olho direito Giuliana Vallone teve uma hemorragia no olho direito

A repórter da TV Folha Giuliana Vallone, uma das jornalistas feridas durante a cobertura do protesto contra o aumento de tarifa da passagem na noite desta quinta-feira (13) no centro de São Paulo, divulgou em sua página do Facebook um texto sobre a violência sofrida durante a manifestação.

— Vi o policial mirar em mim e no querido colega Leandro Machado e atirar. Tomei um tiro na cara. O médico disse que os meus óculos possivelmente salvaram meu olho.

Leia mais notícias de São Paulo

Quarta manifestação contra aumento da tarifa de ônibus em SP é marcada por tumulto e detenções

Publicidade

Giuliana levou um tiro de bala de borracha no olho durante a manifestação. Em depoimento na rede social, ela afirmou que passou a noite em observação no hospital. A repórter disse também que, apesar de ter sofrido uma hemorragia por causa da pancada, não sofreu fraturas nem danos neurológicos. 

No Facebook, ela relatou o que aconteceu e disse que já havia sido ameaçada por um policial por estar filmando a violência.

Publicidade

— Já tinha saído da zona de conflito principal — na Consolação, quando fui atingida. Estava na Augusta com pouquíssimos manifestantes na rua.

Giuliana afirma que tentou ajudar uma mulher perdida e, quando foi checar se o Batalhão de Choque estava indo embora, a agressão aconteceu.

Publicidade

— Não vi nenhuma manifestação violenta ao meu redor, não me manifestei de nenhuma forma contra os policiais, estava usando a identificação da Folha e nem sequer estava gravando a cena.

Profissionais feridos

Ao menos 16 profissionais da imprensa ficaram feridos. A reportagem do Estado, que se identificou antes da ação, também foi alvo dos PMs. Os repórteres Bruno Ribeiro e Renato Vieira foram atingidos por bombas de gás. O fotógrafo da Folha de S. Paulo Fábio Braga foi alvo de três disparos.

— A polícia mirou em cima de mim.

O fotógrafo Sérgio Silva, da Futura Press, também foi atingido com um tiro de borracha em um dos olhos. Ele passou por cirurgia no Hospital Nove de Julho e tem 90% de risco de perder a visão. Sete jornalistas da Folha de S. Paulo ficaram feridos.

Em nota, o jornal repudiou "toda forma de violência" e protestou "contra a falta de discernimento da PM no episódio". O secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, determinou a apuração dos episódios com profissionais da imprensa. O jornalista Piero Locatelli, da revista Carta Capital, foi detido por portar uma garrafa de vinagre. Levado ao 78º Departamento de Polícia (Jardins), ele acabou liberado à noite.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.