Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Volume de água do Sistema Cantareira cai novamente e chega aos 9,2%

Na mesma data em 2013, nível era de 61,8%, segundo a Sabesp

São Paulo|Do R7

O nível de água armazenada no Sistema Cantareira continua em queda e, nesta sexta-feira (9), chegou aos 9,2% da sua capacidade.

Em 2013, no mesmo período, o volume registrado era de 61,8%, segundo os dados da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Esse é o menor índice da história do sistema, que abastece quase 9 milhões de pessoas na capital e na região metropolitana.

Nas outras represas que abastecem a Grande São Paulo, o volume de água também apresentou queda. No Sistema Alto Tietê, o volume opera com 34,2%; em Guarapiranga, 75,8%; e no Sistema Alto Cotia, 47,9%.

A companhia informa que, nos níveis atuais de chuva, a região metropolitana tem o abastecimento garantido até março de 2015. Segundo a empresa, também não há racionamento, rodízio ou restrição de consumo de água em nenhum dos 365 municípios atendidos.

Publicidade

A Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos relata que não há programação de racionamento de água na capital e que o volume estratégico do Sistema Cantareira é suficiente para abastecimento até meados de 2015.

No dia 1º deste mês, o governo do Estado de São Paulo informou que a Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia) aprovou a proposta da multa de 30% para quem aumentar o consumo de água na Grande São Paulo. Segundo a Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, a medida agora está sendo avaliada pela Procuradoria-Geral do Estado antes de entrar em vigor.

Publicidade

76% do 'volume morto' do Cantareira abastece interior

Alckmin não admite racionamento, mas paulistas já sentem falta de água

Publicidade

Só Grande SP terá multa para maior consumo de água

A intenção do governo é começar a multar os clientes da Sabesp em junho a partir do consumo medido em maio. De acordo com a secretaria, o cálculo será feito a partir da média do consumo mensal realizado em 2013.

Antes da multa, alternativas foram colocadas em prática. Neste ano, a Sabesp intensificou a captação de água em outras fontes já disponíveis, como o Sistema Alto Tietê, e deu andamento a projetos para captar água em regiões mais distantes, como o Sistema São Lourenço, no interior do Estado. Além disso, a companhia anunciou, no início de ano, a oferta de um desconto de 30% para clientes que reduzissem em 20% o consumo de água.

Leia mais notícias de São Paulo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.