Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Volumes dos Sistemas Cantareira e Alto Tietê recuam nesta quarta-feira

Nível do Sistema Guarapiranga caiu quase meio porcento

São Paulo|Do R7

Crise hídrica atinge as três represas paulistanas
Crise hídrica atinge as três represas paulistanas Crise hídrica atinge as três represas paulistanas

O Sistema Cantareira, Alto Tietê e Guarapiranga apresentaram redução de nível nesta quarta-feira (6). Segundo dados da Sabesp, o Cantareira chegou aos 14,6% de sua capacidade, enquanto o Alto Tietê atingiu os 19,6%. Em comparação com a medição da última terça-feira (5), os volumes recuaram 0,1% e 0,2% respectivamente. Após registrar queda de 0,4%, o Guarapiranga opera atualmente com 63,2% de seu nível.

Há exatamente um ano, o Cantareira trabalhava com volume de 52,5%, o Alto Tietê 62,7% e o Guarapiranga 90,6%.

Um abastecimento de água regular e de qualidade ainda é uma realidade distante para 77 milhões de brasileiros, uma população equivalente a todos os habitantes da Alemanha. O alerta é da ONU (Organização das Nações Unidas), que ainda aponta que 60% da população — 114 milhões de pessoas — "não tem uma solução sanitária apropriada". Os dados ainda revelam que 8 milhões de brasileiros ainda precisam fazer suas necessidades ao ar livre todos os dias.

O informe que traz esses dados foi preparado pela relatora da ONU, Catarina de Albuquerque, que não hesita em alertar que o crescimento econômico dos últimos anos ainda não se traduziu em uma melhora em termos de acesso à água no País.

Publicidade

A ONU ainda alerta que o governo federal precisa rever seus objetivos. Segundo o levantamento, o Plano Nacional de Saneamento não atende os mais necessitados. A meta do programa é de atender 99% da população com o abastecimento de água até o ano de 2033.

O jornal O Estado de S. Paulo revelou em junho de 2013 que a representante das Nações Unidas teve sua primeira inspeção para realizar o levantamento vetada pelo governo. A visita estava programada para ocorrer em julho do ano passado.

Leia mais notícias de São Paulo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.