Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Alimentos com agrotóxicos podem provocar dor de cabeça, irritabilidade e diarreia em crianças

Bebês e crianças são mais sensíveis aos efeitos dos agrotóxicos do que os adultos

Saúde|Do R7

Pediatra ressalta que crianças são mais afetadas pelos danos dos agrotóxicos
Pediatra ressalta que crianças são mais afetadas pelos danos dos agrotóxicos

Os alimentos que ingerimos atualmente estão cheios de agrotóxicos. E o consumidor não tem como saber se o alimento que comprou está com agrotóxico demais. Os níveis são detectados apenas em laboratórios ou pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). E os danos em bebês e crianças são ainda mais perigosos. De acordo com a pediatra Flávia Nassif, com o metabolismo ainda em desenvolvimento e em ritmo mais acelerado, pequenas quantidades dessas substâncias são suficientes para prejudicar a saúde das crianças. 

— Os bebês e as crianças são mais suscetíveis aos danos dos agrotóxicos. Entre os sintomas de intoxicação e náuseas, tonturas, dificuldade respiratória, sudorese, salivação excessiva, diarreia, irritabilidade, dor de cabeça e fadiga. 

Leia mais notícias sobre Saúde

Flávia afirma que estudos com crianças relacionam o uso do veneno a doenças como leucemia, déficit de atenção, hiperatividade e problemas neurológicos.


— Sabemos que não é fácil trocar o cardápio inteiro e só servir alimentos livres de agrotóxicos aos filhos. Mas, se estiver ao alcance da família, vale dar preferência a alimentos orgânicos. O mais importante dos alimentos orgânicos é que eles oferecem os mesmos nutrientes, porém livres de hormônios, pesticidas e fertilizantes químicos. 

Dados divulgados esta semana pela Defensoria Pública de São Paulo mostram que muitos alimentos que chegam à mesa do consumidor não passam por controles de nível de agrotóxico. Das verduras, frutas e legumes analisados, 21,6% apresentavam índices elevados dessas substâncias.


Segundo estudo da USP (Universidade de São Paulo), mais de 2.000 crianças e adolescentes, entre 0 e 14 anos, tiveram intoxicação por agrotóxico no Brasil nos últimos 7 anos.

— Isso porque a cada 50 casos, geralmente apenas um é notificado às agências de saúde. 


A pediatra alerta para os riscos da ingestão de alimentos com agrotóxicos nos primeiros meses de vida.

— Morango e kiwi eu só recomendo aos meus pacientes depois que a criança completa um ano. Eles tendem a apresentar altos índices dessas substâncias. 

Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.