Logo R7.com
RecordPlus

Apenas 37% dos brasileiros consomem frutas e hortaliças

Nordeste apresentou o consumo abaixo da média nacional, com 28,2%

Saúde|Do R7

  • Google News
OMS recomenda consumir 5 porções de frutas e verduras por dia
OMS recomenda consumir 5 porções de frutas e verduras por dia

Apenas 37,3% dos brasileiros de 18 anos ou mais consome cinco porções diárias de hortaliças, conforme recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde). De acordo com o levantamento divulgado nesta quarta-feira (10) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O levantamento foi realizado em cerca de 80 mil domicílios em 1.600 municípios de todo o País, no segundo semestre de 2013, e foi feito por meio de um questionário.

Entre as regiões, o Nordeste apresentou o pior índice, com 28,2%, já o Centro-Oeste (43,9%) é o local de maior consumo, seguido do Sudeste com 42,8%, da Norte, com 36,6% e Sul, 34,2%.


A pesquisa ainda revelou que as mulheres ingerem mais frutas e verduras (39,4%) que os homens (34,8%). Em relação à faixa etária, os brasileiros com 60 anos ou mais são os que mais consomem esses alimentos (40,1%).

Alimentação saudável e exercícios ajudam a prevenir o câncer; veja dicas


Segundo o levantamento, o consumo de frutas e hortaliças também mostrou aumento de acordo com grau de escolaridade. Pessoas com ensino superior completo consomem mais esses alimentos do que àqueles sem instrução ou com ensino fundamental incompleto, 45,9% e 33% respectivamente.

Crianças que pulam o café da manhã são mais propensas a engordar ao longo da vida


Como o feijão faz parte do dia a dia do brasileiro, 71,9% das pessoas que afirmaram consumir o alimento no mínimo cinco vezes na semana, sendo que as mulheres apresentaram consumo inferior a dos homens, com proporções de 67,6% e 76,8%, respectivamente. Entre as pessoas com nível superior completo, a frequência foi menor do que para os níveis de escolaridade mais baixos, 54,9%.

Sobre a PNS

A elaboração da PNS foi fundamentada em três eixos principais: o desempenho do sistema nacional de saúde; as condições de saúde da população brasileira; a vigilância das doenças crônicas não transmissíveis e fatores de risco associados.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.