Apenas 938 médicos brasileiros confirmam participação na 1ª chamada do Mais Médicos
Nesta etapa, 404 cidades vão receber novos profissionais
Saúde|Kamilla Dourado, Do R7, em Brasília
O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira (6), a lista de profissionais brasileiros que confirmaram participação no programa Mais Médicos e dos municípios que serão contemplados no primeiro mês de seleção. Apenas 938 dos mais de 18 mil médicos inscritos inicialmente confirmaram a participação na primeira chamada do programa.
Nesta primeira etapa, 404 municípios de 3.511 que pediram médicos foram contemplados. Segundo o Ministério da Saúde, 2.028 cidades não foram escolhidas por nenhum médico, sendo que 782 desses municípios são considerados prioritários pela pasta.
A maioria dos médicos (51,8%) irá para as periferias das grandes cidades e regiões metropolitanas e o restante para municípios carentes do interior do País. Os profissionais selecionados começam a trabalhar no início de setembro.
Seleção para Mais Médicos distribui 1.753 profissionais para 626 municípios
Por causa da baixa confirmação, os médicos brasileiros têm até quinta-feira (8) para escolherem os municípios. Eles poderão indicar até seis locais, em ordem de preferência. As inscrições para que os municípios brasileiros solicitem profissionais de saúde serão abertas no próximo dia 15 de agosto.
Os profissionais que se formaram no exterior e finalizaram o cadastro no programa Mais Médicos podem, a partir desta terça-feira (6), selecionar os municípios com vagas não ocupadas por brasileiros. A lista final com profissionais e municípios que participarão da primeira seleção do programa foi publicada na segunda-feira (5) no site do Ministério da Saúde.
Regiões contempladas
A região Nordeste vai receber a maior parte dos médicos selecionados pelo programa Mais Médicos, são 372 profissionais para 203 cidades, seguida pela região sudeste, que receberá 216 médicos para 77 municípios. Em seguida vem a região Norte com 144 médicos que atenderão em 49 municípios. Já a região Sul foi contemplada com 107 profissionais para 53 municípios e em último ficou a região Centro-Oeste com 99 médicos em 22 municípios.
Estrangeiros
As vagas remanescentes serão ocupadas por profissionais brasileiros que concluíram o curso de Medicina fora do País, que têm até quinta-feira (8) para selecionar os municípios de preferência. A lista com médicos e locais de atuação será divulgada no dia 13.
O presidente da Frente Nacional dos Prefeitos, José Fortunati defendeu a vinda dos médicos de outros países, que classificou como fraude, a :
— Caso as entidades classistas continuem boicotando o programa, vamos trazer médicos estrangeiros. [...] A ausência do médico é muito mais nociva do que a presença de um médico que tenha alguma dificuldade em falar português.
O governador do Acre, Tião Viana argumenta que falta interesse dos médicos brasileiros em trabalhar em regiões mais distantes.
— Não venha dizer que na Amazônia o problema é falta de salário e falta de estrutura.
Os médicos vão receber salário líquido de R$ 10 mil, mais ajuda de custo e certificado de especialização em Atenção Básica durante os três anos do programa.