Atendimento a hipertensos aumenta 27% com Mais Médicos, segundo governo
Ministro lança último ciclo de inscrições que deverá contar com mais 600 profissionais
Saúde|Do R7
Após o atendimento dos especialistas pelo programa Mais Médicos, o atendimento a hipertensos subiu em 27%, a diabéticos 14% e foram diagnosticados 7,3% mais casos pessoas com transtornos mentais. Os dados foram divulgados na tarde desta terça-feira (1º) pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro.
— Sem contar a quantidade de bebês [que nasceram]. Isso produzirá em todo o território mudanças significativas dos indicadores de saúde, menos doença e mais qualidade de vida. Temos uma equipe de família de cumprir seu papel sem o médico. Médico tem papel decisivo no diagnóstico.
Nesta terça-feira, o minstro lançou a quinta e última etapa de inscrições para o programa. De acordo com Chioro, o objetivo do ministério é dar “nova oportunidade” para 310 cidades que tenham “maior vulnerabilidade” e não foram contemplados com especialistas ou estão com suas equipes completas.
— Essa última rodada permitirá fazer para além da meta atingida. Concretizamos a meta, mas temos a oportunidade de olhar com uma lente mais específica, que nos permite dizer onde programa terá maior impacto.
Médico cubano é encontrado morto em quarto de hotel em Brasília
Chioro ainda explicou que a meta do governo para o programa Mais Médicos era distribuir 13.235 profissionais pelo Brasil. E tal objetivo se cumpre no dia 22 de abril, com a chegada de novos profissionais.
Segundo o ministro, se 100% das cidades aderirem ao programa, o Mais Médicos terá mais 600 profissionais. Apesar do aumento no quadro dos profissionais, de acordo com ele, "não haverá custo adicional ao governo".
Inscrições
Os médicos brasileiros interessados em participar do Mais Médicos poderão se inscrever entre a segunda-feira (7) e quarta-feira (9). Já o período de inscrição para os estrangeiros será entre 9 e 11 de abril. Entre 25 e 30 de abril, os médicos estrangeiros chegam ao País. As atividades dos profissionais desse novo ciclo começará em 2 de julho.
Balanço