Depressão é mais comum entre pessoas com doenças crônicas
Pesquisa mostra que pessoas que não praticam atividades físicas aumentam as chances de obter a doença
Saúde|Do R7
A depressão é um problema comum hoje em dia. Pesquisas mostram que existe uma importante relação entre ela e doenças crônicas.
Pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Santa Catarina confirmaram essa associação. Participaram do estudo 1.720 adultos de 20 a 59 anos em Florianópolis (SC). A prevalência de depressão foi de 16,2%.
Esta foi mais elevada entre mulheres, nos mais idosos, nos viúvos ou separados, nos mais pobres, entre os que não praticam atividade física no lazer, nos que consultaram médico nas duas últimas semanas e naqueles hospitalizados no último ano.
A depressão foi 1,44 vezes maior entre as pessoas que reportaram uma doença crônica e 2,25 vezes maior entre aqueles com duas ou mais doenças crônicas em relação às pessoas sem doença.
Exercícios físicos liberam substâncias que combatem a depressão
Estresse e depressão elevam risco de doenças cardíacas
A pesquisa explica que a relação entre depressão e doenças crônicas pode ser bidirecional. Ou seja, pessoas com doença crônica podem vivenciar depressão e pessoas que já têm depressão podem desenvolver doenças crônicas.