Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Dia Nacional do Teste do Pezinho chama atenção para importância de exame para futuro do bebê

Teste feito nas primeiras 48 horas de vida ajuda a descobrir diversas doenças

Saúde|Do R7

Nesta quarta-feira (6), comemora-se o Dia Nacional do Teste do Pezinho. A data foi instituída pelo governo federal para destacar a importância deste exame. Gratuito em todos os hospitais e maternidades, o exame detecta precocemente e pode prevenir anomalias.

Entre as doenças que podem ser evitadas com o teste estão a fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística, doença falciforme e outras hemoglobinopatias, além da hiperplasia adrenal congênita e a deficiência de biotinidase.

De acordo com a enfermeira do Hospital Nossa Senhora das Graças, no Paraná, Angélica Socorro Alves, se forem diagnosticadas e tratadas precocemente contribuem para o desenvolvimento normal do bebê.

— A coleta de sangue é realizada nas primeiras 48 horas de vida do bebê, utilizando quatro gotas de sangue retiradas do calcanhar.

Publicidade

Gêmeas são proibidas de brincar porque podem morrer

Vale ressaltar que, caso alguma doença seja diagnosticada, o bebê precisa passar por outros exames confirmatórios e ter um acompanhamento médico. Ao ser detectado alguma alteração no teste, os pais serão orientados pelo pediatra sobre os exames que a criança deve fazer.

Publicidade

— O exame é repetido na unidade de saúde para confirmação do diagnóstico, para algumas doenças o tratamento é conduzido pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Leia mais notícias de Saúde

O teste não diagnostica, por exemplo, a síndrome de Down”, destaca a enfermeira.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.