Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Diabetes: você sabe se tem essa doença?

SBD estima que metade dos brasileiros desconheça que tem diabetes

Saúde|Fabiana Grillo, do R7

Tipo 2, que acomete 90% da população com a doença, é reflexo da obesidade e do sedentarismo
Tipo 2, que acomete 90% da população com a doença, é reflexo da obesidade e do sedentarismo Tipo 2, que acomete 90% da população com a doença, é reflexo da obesidade e do sedentarismo

A SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes) estima que 12 milhões de brasileiros convivam com o diabetes. O número é alto, mas o dado não seria tão preocupante se todos aderissem e mantivessem o tratamento adequado. O problema é que, segundo a entidade, metade desse grupo nem sabe que tem o “sangue extremamente doce”. 

Para o endocrinologista Dr. Balduíno Tschiedel, presidente da SBD, esse “desconhecimento” se deve a falta de informação e ao descaso com a saúde. Ele explica que o diabetes tipo 2, que acomete 90% da população com a doença, é reflexo da obesidade e do sedentarismo.

— Além dos maus hábitos de vida, o fator hereditariedade e o avanço da idade também contribuem para o aparecimento do diabetes tipo 2. Fora isso, a falta de informação sobre a doença prorroga o diagnóstico e aumenta as chances de complicações do quadro.

Maioria das pessoas não sabe que têm diabetes

Publicidade

O diabetes é conhecido por ser uma doença silenciosa, ou seja, seus sintomas demoram a ser percebidos. Entre os mais comuns, o médico cita sede excessiva, perda de peso, fome exagerada, vontade de urinar muitas vezes, difícil cicatrização de feridas, visão embaçada e cansaço.

— É importante enfatizar que uma vez diagnosticado o diabetes não tem cura e, ao contrário do que muitos pensam, nem estamos tão próximos dela. Por isso, para ter qualidade de vida é fundamental seguir o tratamento.

O endocrinologista garante que é possível controlar a glicemia com alimentação balanceada, prática regular de exercícios físicos, medicamento — o mais comum é a metformina —, manutenção do peso ideal, abandono do cigarro e controle do estresse.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.