Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Diabético, José Loreto dribla doença e busca superação no esporte

Ator descobriu o diabetes tipo 1 há 15 anos e é exemplo para outros pacientes

Saúde|Fabiana Grillo, do R7

Ator José Loreto tem diabetes tipo 1 há 15 anos e garante conviver bem com a doença
Ator José Loreto tem diabetes tipo 1 há 15 anos e garante conviver bem com a doença Ator José Loreto tem diabetes tipo 1 há 15 anos e garante conviver bem com a doença

O sonho de adolescente do ator José Loreto, de 29 anos, era ser um atleta olímpico. No entanto, aos 14 anos de idade ele foi diagnosticado com diabetes tipo 1 e, sem conhecimento sobre a doença, achou que teria de abolir o esporte de sua vida.

Assim como Loreto, muito diabéticos creem que o exercício pode atrapalhar o tratamento, o que é um equívoco. O endocrinologista João Eduardo Salles, da SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes), explica que “tomar remédio não é suficiente para controlar a glicemia e prevenir as doenças associadas, como problemas cardiovasculares e lesões na retina”.

—Praticar exercício e manter alimentação saudável são atitudes fundamentais para manter o bom controle glicêmico.

Dieta do diabetes: comer pouco, de tudo e várias vezes por dia

Publicidade

Apesar de não ter se transformado em atleta olímpico, Loreto admite sua paixão pelo surfe, skate, corrida e judô. O ator conta que a doença não o impediu de nada, inclusive ele já participou de meia maratona.

— Minha qualidade de vida é melhor do que a da minha família que não tem diabetes. Quero viver até os 100 anos.

Publicidade

O susto do diagnóstico

Sede excessiva, urinar várias vezes ao dia e ver formigas em volta do vaso sanitário foram os sinais que levaram Loreto ao médico. Segundo o ator, a constatação do diabetes tipo 1 foi um susto que ele conseguiu superar.

Publicidade

— No começo senti um pouco de vergonha e fiquei com receio de não arrumar uma namorada por ter diabetes, mas hoje tenho a mulher mais linda do planeta.

Conheça os famosos que não escondem que têm diabetes

A rotina de Loreto inclui aplicação diária de insulina, monitoramento da glicemia, alimentação saudável e prática regular de atividade física. Apesar de parecer um dia a dia extremamente regrado, o ator conta que leva uma vida normal.

— Acho muito bacana quando as pessoas na rua falam comigo sobre o diabetes. Acabei virando um exemplo de boa convivência com a doença.

Os doces

É comum as pessoas associarem o diabetes a uma vida cheia de privações, especialmente alimentares, mas Loreto mostra que isso é mito. Apesar de a doença exigir alguns cuidados com o cardápio, o ator garante que não eliminou o doce de sua vida.

— A jujuba é meu remédio quando tenho hipoglicemia [queda brusca de açúcar no sangue], por isso ando com as balas no bolso.

Diabetes: descubra os mitos e verdades sobre a doença

A hipoglicemia é um dos principais medos de quem convive com o diabetes, já que se não tratada em tempo, pode desencadear desmaios e até convulsão. Como uma das causas é jejum prolongado, Loreto conta que também costuma medir a glicemia antes de dormir para evitar o quadro durante a noite.

— Desta forma, me sinto mais seguro. E, quando durmo na casa dos meus pais, ganho café da manhã na cama. Sou o mimado da família.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.