Diabético, José Loreto dribla doença e busca superação no esporte
Ator descobriu o diabetes tipo 1 há 15 anos e é exemplo para outros pacientes
Saúde|Fabiana Grillo, do R7
O sonho de adolescente do ator José Loreto, de 29 anos, era ser um atleta olímpico. No entanto, aos 14 anos de idade ele foi diagnosticado com diabetes tipo 1 e, sem conhecimento sobre a doença, achou que teria de abolir o esporte de sua vida.
Assim como Loreto, muito diabéticos creem que o exercício pode atrapalhar o tratamento, o que é um equívoco. O endocrinologista João Eduardo Salles, da SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes), explica que “tomar remédio não é suficiente para controlar a glicemia e prevenir as doenças associadas, como problemas cardiovasculares e lesões na retina”.
—Praticar exercício e manter alimentação saudável são atitudes fundamentais para manter o bom controle glicêmico.
Dieta do diabetes: comer pouco, de tudo e várias vezes por dia
Apesar de não ter se transformado em atleta olímpico, Loreto admite sua paixão pelo surfe, skate, corrida e judô. O ator conta que a doença não o impediu de nada, inclusive ele já participou de meia maratona.
— Minha qualidade de vida é melhor do que a da minha família que não tem diabetes. Quero viver até os 100 anos.
O susto do diagnóstico
Sede excessiva, urinar várias vezes ao dia e ver formigas em volta do vaso sanitário foram os sinais que levaram Loreto ao médico. Segundo o ator, a constatação do diabetes tipo 1 foi um susto que ele conseguiu superar.
— No começo senti um pouco de vergonha e fiquei com receio de não arrumar uma namorada por ter diabetes, mas hoje tenho a mulher mais linda do planeta.
Conheça os famosos que não escondem que têm diabetes
A rotina de Loreto inclui aplicação diária de insulina, monitoramento da glicemia, alimentação saudável e prática regular de atividade física. Apesar de parecer um dia a dia extremamente regrado, o ator conta que leva uma vida normal.
— Acho muito bacana quando as pessoas na rua falam comigo sobre o diabetes. Acabei virando um exemplo de boa convivência com a doença.
Os doces
É comum as pessoas associarem o diabetes a uma vida cheia de privações, especialmente alimentares, mas Loreto mostra que isso é mito. Apesar de a doença exigir alguns cuidados com o cardápio, o ator garante que não eliminou o doce de sua vida.
— A jujuba é meu remédio quando tenho hipoglicemia [queda brusca de açúcar no sangue], por isso ando com as balas no bolso.
Diabetes: descubra os mitos e verdades sobre a doença
A hipoglicemia é um dos principais medos de quem convive com o diabetes, já que se não tratada em tempo, pode desencadear desmaios e até convulsão. Como uma das causas é jejum prolongado, Loreto conta que também costuma medir a glicemia antes de dormir para evitar o quadro durante a noite.
— Desta forma, me sinto mais seguro. E, quando durmo na casa dos meus pais, ganho café da manhã na cama. Sou o mimado da família.