Entidade americana muda recomendação para exame que detecta câncer de próstata
Teste agora deve depender da decisão individual dos homens fora da faixa de risco
Saúde|Do R7
Uma recomendação de 2012, para que exames para medir o PSA (antígeno prostático específico) não fossem realizados em homens saudáveis, fora da faixa de risco de ter câncer de próstata, foi revista pela US Preventive Services Task Force. Agora, a entidade, que é referência em organização de serviços preventivos nos Estados Unidos, afirma que a realização do exame deve depender da decisão individual de cada paciente, na faixa entre 55 e 69 anos de idade. A nova diretriz foi publicada recentemente no site Jama, ligado à Associação Médica Americana.
A entidade afirma que os médicos devem informar os pacientes sobre os potenciais benefícios e danos do exame. O argumento inicial para que ele não fosse realizado era de que o exame tinha potencial de trajer prejuízos, como resultados falso-positivos.
Neste contexto, diagnósticos equivocados e tratamentos excessivos geravam alto risco de complicações como incontinência urinária e impotência.
No entanto, a determinação foi revisada porque, por outro lado, o teste oferece um pequeno benefício potencial de reduzir a chance de morte por câncer de próstata, segundo a Jama informou. Além disso, após a recomendação de 2012, o estudo Genitourinary Cancers Symposium informa que em 2015 houve um aumento de 3% ao ano no diagnóstico de tumores de risco intermediário e alto,segundo a SBU (Sociedade Brasileira de Urologia).
Preconceito com exame é a principal causa de morte por câncer de próstata, diz especialista
A recomendação de entidades como a SBU é a de que homens a partir de 50 anos devem conversar com seus urologistas sobre os exames de detecção precoce do câncer de próstata.
Já os homens com histórico familiar, devem a consulta com uma idade entre 45 e 50 anos, mesmo período recomendado para os homens negros, também mais suscetíveis a terem essa doença.
Glândula auxiliar do sistema reprodutor masculino, a próstata fica na frente do reto e embaixo da bexiga. Tem um tamanho que varia de acordo com a idade. Em indivíduos jovens, mede aproximadamente o tamanho de uma noz, mas costuma crescer muito mais em homens mais velhos. A grande maioria dos pacientes com câncer de próstata tem a partir de 65 anos.