Especialistas apontam principais alergias a comidas de Natal
Vinho, fruta seca e carne são os mais "perigosos"
Saúde|Da Ansa Brasil
O Natal é uma das melhores épocas do ano por ser uma celebração de paz e amor e também por ser um ótimo motivo para reunir a família e os amigos, enfeitar a casa, dar e receber presentes e, é claro, preparar uma farta ceia.
No entanto, uma data tão gostosa quanto essa pode ser um problema para quem tem alergias a certos alimentos. De acordo com grandes alergistas, as comidas e bebidas com as quais se deve tomar cuidado são, principalmente, o vinho novello, as frutas secas e as carnes.
Vinho novello - Comum nas mesas natalinas, sobretudo na Itália, o vinho novello é uma bebida que, diferentemente das outras do gênero, é produzida e colocada à venda muito rapidamente, tendo um tempo de envelhecimento muito menor, graças ao processo de maceração carbônica, onde os cachos de uva são colocados inteiros em um recipiente vedado e com anidrido carbônico.
Os vinhos, geralmente, não dão alergia, no entanto, o novello contém uma proteína que pode se demonstrar alérgica em alguns organismos, a LTP (Proteína Transportadora de Lipídios), presente na casca da uva.
Veja 11 dicas para saudáveis para ceia e fuja dos quilos a mais no fim de ano
Frutas secas - Entre as frutas secas, alergia a amendoim é a mais frequente e constitui cerca de 50% a 60% das alergias alimentares entre adultos. Nozes, amêndoas, castanhas e castanha-do-pará também podem ser perigosas para muitas pessoas.
"O problema principal é o amendoim, que não dá alergia apenas quando é ingerido, mas também quando é inalado. No momento no qual se abre um pacote, são difundidas substâncias alergênicas no ar", afirma a diretora da unidade de Alergia do Hospital de Piacenza, na Itália, Eleonora Savi.
Carnes - Chester, peru, tender, salsichas, assados e guisados, principalmente de porco, podem ser armadilhas para os alérgicos. Segundo especialistas, a alergia - mais comum nos Estados Unidos - é "ativada" por causa da mordida do carrapato conhecido como "Estrela Solitária" (ou "Amblyomma Americanum").
O artrópode conta com uma substância chamada galactose-alfa, um tipo de açúcar amplamente encontrado em carnes vermelhas. Quando a substância entra na corrente sanguínea, o organismo começa a produzir anticorpos. Por isso, quando alguma carne é consumida, ela é rapidamente rejeitada em uma violenta reação alérgica.